Árbitro Geral do Sul-Americano é um velho conhecido dos brasileiros

19/04/2012 14:38

O Árbitro Geral do Campeonato Sul-Americano, que acontece em Buenos Aires, na Argentina, é bastante conhecido pelos brasileiros e já trabalhou em diversos eventos organizados pela CBTM.

O uruguaio Fernando Moleda, também conhecido como Nacho, mora há quase dois anos em Santa Catarina, na cidade de Chapecó, e foi designado pela Federação local para ser Coordenador de Arbitragem do Estado.

Nacho já entrou com o processo de naturalização e deve se tornar cidadão brasileiro em janeiro de 2013. Graças a sua experiência, foi convocado pela ITTF para comandar o Circuito Mundial e teve o auxílio de Maria Ferrer Ferreira, a Musa, que atuou no evento como Árbitra Adjunta.

A dupla participou em 2010 de um curso promovido pela ITTF pela primeira vez na América Latina, que contou com a participação de 13 profissionais de nove países, incluindo quatro brasileiros. Sete foram aprovados, entre eles Nacho e Musa, que passaram a poder atuar como Árbitro Geral em eventos internacionais.

--- Ter a Musa comigo nesse evento foi a consolidação de uma equipe que começou trabalhando na classificatória Olímpica e agora volta a trabalhar junta. Musa entende a importância e a responsabilidade de uma competição mundial – destacou Nacho, destacando também a eficiência do quatro de arbitragem do Brasil.

--- O Brasil tem árbitros com experiência em eventos internacionais, que entram na área de jogo com seriedade e profissionalismo. É preciso manter essa equipe de arbitragem informada sobre o que acontece no dia a dia da arbitragem internacional e enviar mais árbitros para adquirir experiência fora do país --- completou Nacho.