(22-08-2018) 026-A-2018

22/08/2018 14:55

Dispõe sobre explicações sobre a proximidade de datas da Copa Costa Rica 2018 e a Seletiva para os Jogos Parapanamericanos de Lima

A Liderança de Seleções Paralímpicas, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM, de acordo com o disposto no Estatuto desta Entidade, e corroborada pela comissão técnica CBTM, informa que as datas do evento válido para pleito de bolsa atleta internacional Copa Costa Rica 2018 (Nota Oficial 087-2018 e Nota Oficial 007-A-2018) e Seletiva para os Jogos Parapanamericanos 2019 (Nota Oficial 026-2018) são próximas devido a indisponibilidade de calendário para alocar os eventos.

Primeiramente, o evento selecionado para pleito de bolsa atleta internacional era a Copa Tango, que seria realizada em agosto, porém o mesmo torneio mudou de data duas vezes, sendo definido para 28 de novembro a 02 de dezembro, exatamente no dia do 52º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. Desta forma, ficou inviável de que a Copa Tango XVI fosse indicada ao pleito de bolsa internacional. A CBTM tentou interceder junto à FATEMA (Federação Argentina de Tênis de Mesa Adaptado) para que mudasse o torneio de data, mas estes não puderam fazer nova alteração no calendário. Após essa definição, a CBTM escolheu a Copa Costa Rica como evento válido para pleito da bolsa atleta internacional.

A fim de que a Copa Costa Rica não coincidisse com a Seletiva para o Parapan Lima 2019, a CBTM entrou em contato com os organizadores da Copa Costa Rica, que atenderam ao nosso pedido e anteciparam o início do torneio, para que todos que competissem na Costa Rica tivessem tempo hábil de jogar também a Seletiva para o Parapan Lima 2019. A data de retorno da Copa Costa Rica é dia 08 de dezembro.

A ITTF-PTT exige que a lista de atletas inscritos para os Jogos Parapanamericanos de Lima 2019 seja entregue até dia 01 de janeiro de 2019. Desta forma, após a realização do 52º Campeonato Brasileiro e o prazo de encerramento do prazo de inscrições, definimos os dias 10 e 11 de dezembro de 2018 para realização da seletiva. Não havia disponibilidade de outras datas no calendário do CT Paralímpico, visto que este encerra as atividades de 2018 no dia 16 de dezembro, e o mesmo já estava ocupado por torneios de outras modalidades.

A escolha do CT Paralímpico para a disputa da Seletiva foi definida por motivos óbvios: estrutura pronta, acessibilidade e hospedagem disponível aos atletas e técnicos, além de ser em uma cidade com fácil acesso de qualquer lugar do país.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA AQUELES QUE PARTICIPARÃO DA COPA COSTA RICA E SELETIVA:

Caso o atleta que jogue a Copa Costa Rica, e deseje que seu retorno seja diretamente para São Paulo, há a possibilidade de se hospedar no Residencial do CT paralímpico, pois já foi feito bloqueio de leitos no residencial para o período de 09 de dezembro (check-in a partir das 14:00h) até o dia 11 de dezembro. Cada atleta será responsável por arcar com as próprias despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

Este dispositivo passa a vigorar na data de sua publicação.