Aberto da Suécia: Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi batem japoneses, vão às semis nas duplas e já garantem bronze

19/11/2016 10:15

Brasileiros superaram dupla Masataka Morizono e Yuya Oshima por 3 sets a 2

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 19/11/2016

O Brasil começou bem o quinto dia de competições do Aberto da Suécia, etapa Major do Circuito Mundial (segunda mais importante). Hugo Calderano (31º colocado no ranking mundial) e Gustavo Tsuboi (79º) conseguiram um grande feito ao alcançarem as semifinais do torneio de duplas neste sábado (19). Com a marca, os brasileiros já garantiram ao menos a medalha de bronze. Para obter a classificação, eles tiveram de passar por um jogo complicado contra os japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima (45º). No confronto, Calderano e Tsuboi venceram os adversários por 3 sets a 2, com parciais de 11/8, 11/13, 11/9, 9/11 e 11/9.

Classificados para as semifinais, os brasileiros terão de enfrentar a parceria formada por Patrick Franziska (52º), da Alemanha, e Jonathan Groth (33º), da Dinamarca, neste sábado, às 12h20 (horário de Brasília). O embate terá transmissão ao vivo no site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (mesa 2).

O jogo entre a dupla brasileira e a japonesa foi bastante equilibrado. Calderano e Tsuboi foram bem no primeiro set e saíram na frente no placar. No set seguinte, as duplas protagonizaram uma grande disputa, com Morizono e Oshima deixando tudo igual no marcador.

O ritmo do jogo se manteve e foi preciso ir para o quinto set para que fosse decidido quem conseguiria vaga na próxima fase. Os brasileiros mostraram superioridade e fecharam, avançando na competição.

Nas oitavas, Calderano e Tsuboi já haviam passado por um embate acirrado contra os sul-coreanos Eonrae Cho (107º) e Donghyun Kim (83º). Em uma partida de cinco sets, a dupla verde e amarela superarou os atletas da Coreia do Sul, de virada, por 3 a 2 (7/11, 15/13, 7/11, 11/8 e 11/9) e, com isso, avançaram para as quartas de final.

O Aberto da Suécia está sendo realizado na capital sueca, Estocolmo. O evento, que começou a ser realizado na última terça-feira (15), vai acontecer até este domingo (20).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br