Aberto do Brasil: Com brasileiros da Rio 2016 e estrangeiros, torneio começa nesta quarta no CT Paralímpico Brasileiro

02/05/2017 09:25
Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Bruna Takahashi, Lin Gui e Caroline Kumahara já estão em São Paulo para disputa de torneio internacional
 
Alexandre Araújo e José Augusto Assis, de São Paulo (SP) - 2/5/2017
 
O Brasil vai ser novamente palco de um evento com grandes partidas de tênis de mesa depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Aberto do Brasil - etapa Challenge do Circuito Mundial da ITTF vai ser realizado nesta quarta-feira (3) e segue até domingo (7) e terá como local o Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP) - um dos legados das Olimpíadas.
 
Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Caroline Kumahara, Lin Gui e Bruna Takahashi, que estiveram na Rio 2016 representando o país são alguns dos grandes nomes da modalidade que estarão em ação na capital paulista.
 
No torneio individual masculino, há oito atletas cabeças de chave e que entrarão na competição já na fase principal, que começa na sexta-feira (5): Hugo Calderano, do Brasil; Patrick Baum, da Alemanha; Soumyajit Ghosh, da Índia; Hunor Szocs, da Romênia; Cazuo Matsumoto, e Gustavo Tsuboi, do Brasil; Andrea Landrieu, da França; e Amalraj Anthony, da Índia.
 
Enquanto no individual feminino, quatro atletas já estão classificadas para a fase principal: a romena Bernadette Szocs, a francesa Audrey Zarif e as brasileiras Caroline Kumahara e Lin Gui.
 
Calderano é o principal destaque do torneio internacional. Atual número 22 do mundo, o atleta fez uma participação histórica nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ao igualar a melhor campanha de um brasileiro em Olimpíadas, a qual pertencia a Hugo Hoyama que alcançou as oitavas de final em Atlanta 1996.
 
Em 2016, ele ainda foi medalhista de prata no torneio individual do Aberto da Áustria - etapa Major do Circuito Mundial (segunda mais importante) e se tornou o primeiro brasileiro a chegar a uma final de um evento com essa classificação. Depois desses resultados expressivos, Calderano alcançou o 17º lugar no ranking mundial em fevereiro de 2017.
 
Hugo, ao lado, de Gustavo Tsuboi ainda conquistou grandes marcas no torneio de duplas. A parceria conquistou o ouro no Aberto da Suécia - etapa Major e se tornaram a primeira dupla do país a conseguir o feito. Em janeiro de 2017, eles ainda conquistaram a prata no Aberto da Hungria. Eles chegam a São Paulo como cabeça de chave número 3.
 
Caroline Kumahara também chega com moral para o Aberto do Brasil. A brasileira disputou na última semana o Aberto do Chile - etapa Challenge do Circuito Mundial e se sagrou campeã individual do campeonato internacional.
 
Dentre os estrangeiros, Ghosh, da Índia, é quem vai para São Paulo embalado com um bom resultado. O mesatenista também competiu no Chile e conquistou o ouro em uma final contra o seu compatriota Amalraj Anthony.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br