Antes de Mundial, TTX realiza primeiro campeonato oficial

29/05/2017 18:28
Bernadette Szocs, duas vezes ouro no Aberto do Brasil, se tornou a primeira campeã de TTX do mundo
 
Da redação,no Rio de Janeiro (RJ) - 29/5/2017
 
Fotos: ITTF/Divulgação
 
Düsseldorf está sendo o palco do maior campeonato de tênis de mesa do mundo: o Mundial Individual e de Duplas. Além disso, a cidade alemã se tornou a primeira a receber um evento oficial de TTX (Table Tennis X ou Tênis de Mesa X, em português), modalidade que revoluciona o conceito tradicional do esporte olímpico. No último sábado (27), a romena Bernadette Szocs escreveu o seu nome na história do TTX ao se sagrar a primeira campeã da atividade recém-criada.
 
"Foi uma grande experiência em Düsseldorf ao vencer o meu primeiro título do TTX! Me diverti muito em jogar o meu esporte favorito ao ar livre", disse, através de rede social, a romena, que esteve no início do mês no Brasil, onde conquistou dois ouros no Aberto do Brasil - etapa Challenge do Circuito Mundial.
 
O torneio foi disputado por 16 atletas convidados, dentre eles, o presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Thomas Weikert, e o campeão do Campeonato da Commonwealth (Comunidade das Nações Britânicas), Sharath Achanta, da Índia. Para o presidente da federação internacional, a ITTF acredita que o TTX seja o futuro da modalidade e que a entidade está trabalhando para divulgar mais sobre o novo esporte.
 
"A 'Revolução do Tênis de Mesa' está finalmente aqui e nós estamos empolgados de ter o primeiro evento de TTX na minha terra natal, na Alemanha, junto do maior evento de tênis de mesa do mundo. A ITTF acredita que o TTX vai sera a próxima sensação e estamos olhando à frente para divulgar mais informações em breve sobre equipamentos e mais eventos", contou o presidente ao site oficial da ITTF.
 
Além do torneio, foi lançado um aplicativo do TTX para smartphones. O app tem o objetivo de complementar a experiência de uma partida da modalidade ao disponibilizar uma conexão entre os adversários e apresentar o placar e os resultados. O aplicativo pode ser baixado no Google Play (Android) ou no App Store (iOS).
 
O TTX foi inaugurado oficialmente no ano passado, no Rio de Janeiro, às vésperas do Jogos Olímpicos do Rio 2016. O evento contou a presença de nomes como o atleta Vladimir Sansonov, da Bielorrússia, o ex-mesatenista belga, Jean-Michel Saive, o presidente da ITTF, Thomas Weikert, e o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br