Atual campeão por equipes, Raphael Moreira conquista o título português universitário individual

07/06/2016 21:26
Atleta de 22 anos já havia faturado o torneio por equipes em fevereiro
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 7/6/2016
 
O brasileiro Raphael Moreira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário de Portugal, no último dia 29. Competindo pela Universidade do Porto, o atleta já havia conquistado o título nas disputas por equipes em fevereiro. Além de jogador, o atleta treina crianças da divisão de base do clube português Guilhabreu.
 
Na decisão, Raphael enfrentou um atleta que não conhecia, André Alves (AEIST). A partida foi complicada, mas o brasileiro conseguiu se sair bem e derrotou o português por 3 a 1. Para o campeão, a final foi o ponto alto da sua campanha.
 
"Na final, acabei pegando um atleta que eu não conhecia e entrei muito nervoso por ser uma final. Ele era canhoto e bem perigoso. Eu tava ganhando de 2 sets a 1 e com 9 a 4 no quarto set e ele me conseguiu me alcançar. Depois, tive três match points, mas não fechava pelo nervosimo. Felizmente, contei com um erro dele e saí campeão. Foi o momento mais marcante para mim", avaliou.
 
Raphael foi campeão invicto. Nas oitavas de final, ele enfrentou o cabeça de chave número 1, Tomas Law (AEIST), mas foi superior e venceu por 3 a 0.  Na fase seguinte, o brasileiro superou o seu companheiro de universidade, Pedro Fragoso, pelo mesmo placar da partida anterior. Pela semifinal, o mesatenista bateu Bernardo Azevedo (Universidade de Aveiro) por 3 a 0. 
 
Raphael não compete somente por sua universidade, ele é atleta do Guilhabreu que está na primeira divisão do Campeonato Nacional Português. O mesatenista venceu os seus dois jogos na última partida da competição contra o Novelense que terminou 4 a 1 para o time do brasileiro. O resultado ajudou o Guilhabreu a ficar na quinta colocação, apenas uma abaixo da zona de classificação para os playoffs. Essa foi melhor campanha da história do clube.
 
Com a boa atuação no seu time, Raphael foi requisitado a treinar os atletas das divisões de base do seu clube. Ele treina crianças de 6 a 8 anos que estão dando os primeiros passos na modalidade três vezes na semana. Apesar da sua dedicação em ensinar, o atleta não sabe se continuará conciliando as duas atividades por querer se dedicar mais à vida de mesatenista.
 
"Eu ainda sou novo, tenho 22 anos e acredito que ainda tenho muito a oferecer ao tênis de mesa como atleta, ainda mais depois de ter feito uma grande competição. É claro que a vontade de ser treinador continua, mas acho que esse vai ser um processo lento e que serei um plenamente só no futuro", disse o campeão em Portugal.
 
Apesar de ainda não querer ser um técnico integralmente, o brasileiro faz parte do programa de melhorias oferecido pela CBTM para técnicos, o Fast Track Coaching Education, além de estar fazendo alguns estágios pela Europa. 
 
Raphael ficou uma semana no  Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha. Lá, ele teve contato com as técnicas do renomado treinador francês Michel Blondel e com o jogador Hugo Calderano.
 
"Eu dormi na casa do Hugo e tive contato com o Michel. Foi um período de muito aprendizado. O Jean-René Mounie (técnico da seleção brasileira masculina) também estava lá e pudemos conversar bastante. Foi ótimo ter sido convidado para estar em um dos melhores clubes da Europa, vivi 24 horas de tênis de mesa", contou o mesatenista.
 
A próxima experiência do brasileiro como estagiário será na Ilha da Madeira, em junho. Ele ficará uma semana com Ricardo Faria, pelo Programa Diamantes do Futuro da CBTM, ajudando em um dos projetos do português.
 
Com a raquete em punho, Raphael irá se preparar para os Jogos Europeus Universitários. A competição será realizada em Zagreg, na Croácia, entre 12 e 25 de julho.
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br