Brasileiro/ Circuito das Estrelas: Com Calderano, Cazuo e medalhistas paralímpicos, competições encerram temporada nacional

28/10/2016 14:56
Segunda edição do Circuito das Estrelas terá homenagem a Biriba, considerado um maiores prodígios do tênis de mesa mundial
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 27/10/2016
 
Foto: Christian Martinez
Foto: Christian Martinez
Foto: Alexandre Urch/CPB/MPIX
Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte
Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte
 
 
O calendário do tênis de mesa nacional vai ser encerrado com chave de ouro! O 50º Campeonato Brasileiro SAN-EI de Verão será, ao lado do Circuito das Estrelas - Etapa Biriba, a última competição realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) no ano e começa na próxima terça-feira (1º) e termina no domingo (6). O grande destaque do evento, que acontecerá em Chapecó (SC), serão as presenças dos atletas olímpicos, Hugo Calderano (31º colocado no ranking mundial) e Cazuo Matsumoto (88º), e dos medalhistas paralímpicos nos Jogos Rio 2016 - Bruna Alexandre (3ª na Classe 10), Israel Stroh (6º na 7), Danielle Rauen (6ª da 9), Jennyfer Parinos (11ª na 9), Guilherme Costa (15º da 2), Iranildo Espíndola (13º da 2) e Aloísio Lima (17º da 1). 

 
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizado em agosto, Hugo Calderano fez história. O carioca, com apenas 20 anos de idade e em sua primeira Olimpíada, igualou a melhor marca brasileira na competição que pertencia a Hugo Hoyama, que chegou às oitavas de final dos Jogos de Atlanta/1996. 
 
Hugo fez grande campanha ao derrotar fortes atletas e ter chegado longe logo em sua estreia. Na Rio 2016, ele bateu o cubano Andy Pereira (184º, à época), o sueco Par Gerell (32º, à época) e Tang Peng (150º, à época), de Hong Kong. Nas oitavas de final, o brasileiro quase bateu o medalhista de bronze e atual número 5 do mundo, Jun Mizutani, do Japão, mas acabou superado. Agora, marcado na história do tênis de mesa nacional, Hugo volta a disputar uma competição nacional. O show está garantido!
 
Além do número 1 do Brasil, o evento em Chapecó terá a presença de Cazuo Matsumoto. O brasileiro representou o país no torneio por equipes da Rio 2016, ao lado de Calderano e Gustavo Tsuboi (76º).
O Brasileiro ainda contará os mesatenistas que fizeram história nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Israel Stroh, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha paralímpica no torneio individual ao faturar a prata na Classe 7; Bruna Alexandre, primeira mulher medalhista individual no tênis de mesa - faturou um bronze individual na Classe 10 e outro por equipes na Classe 6-10; Danielle Rauen e Jennyfer Parinos, que levaram bronze por equipes na Classe 6-10 ao lado de Bruna; e Aloisio Lima, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola, que conquistaram o bronze na Classe 1-2.
 
Depois da excelente campanha que nosso atletas paralímpicos fizeram na Rio 2016 e de terem dado orgulho à todos os brasileiros, a CBTM fará uma homenagem aos paratletas que conquistaram medalha na Rio 2016 durante o Brasileiro, no dia 4, às 17h (horário de Brasília).
 
Segunda edição do Circuito das Estrelas fará homenagem e terá a participação de Calderano
 
Em 2016, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) resolveu exaltar grandes ícones da modalidade através do Circuito das Estrelas, competição que conta com a presença de atletas de alto nível. 
 
Na segunda edição do torneio, que acontecerá na sexta-feira (4) e no sábado (5), em disputas no sistema de eliminatórias simples, o homenageado será Biriba, considerado um maiores prodígios do tênis de mesa mundial. Com apenas 13 anos de idade, o brasileiro bateu dois campeões mundial em 1958, feito incrível.
 
Os mesatenistas que participarão da etapa Biriba do Circuito das Estrelas são: os brasileiros Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Eric Jouti (196º) e o atual campeão do torneio, Vitor Ishiy (224º), além dos argentinos Gastón Alto (212º) e Rodrigo Gilabert (241º), do chileno Gustavo Gomez (264º) e do uruguaio Damian Moleda (409º).
 
 
 
Copa Brasil em números
 
  • O Campeonato Brasileiro SAN-EI de Verão terá 715 atletas, sendo 561 olímpicos e 154 paralímpicos.
     
  • A competição reunirá representantes de 88 clubes olímpicos e 39 paralímpicos.
Programação
 
  • 01/11 (terça-feira) – de 08h00 às 20h00
 
- EQUIPES DE SELEÇÕES ESTADUAIS OLÍMPICAS E PARALÍMPIDAS (ELIMINATÓRIA SIMPLES); 
- EQUIPES DE CLUBES OLÍMPICAS E PARALÍMPIDAS (ELIMINATÓRIA SIMPLES) 
- Premiação: SELEÇÕES ESTADUAIS; 
 
  • 02/11 (quarta-feira) – de 08h00 às 20h00
 
- CONTINUAÇÃO: EQUIPES DE CLUBES OLÍMPICAS E PARALÍMPIDAS – (ELIMINATÓRIA SIMPLES); 
- RANKING OLÍMPICO INDIVIDUAL (JUVENIL – PROVA ENEM)
- Premiação: EQUIPES DE CLUBES; 
 
  • 03/11 (quinta-feira) – a partir de 08h00 às 20h00
 
- RANKING OLÍMPICO (PRÉ-MIRIM – INFANTIL – JUVENIL - JUVENTUDE); 
- CLASSES PARALÍMPICAS
- Premiação: PRÉ-MIRIM, INFANTIL, JUVENIL, JUVENTUDE e CLASSES PARALÍMPICAS
 
  • 04/11 (sexta-feira) – a partir de 8h00 às 20h00
 
- RANKING OLÍMPICO (MIRIM – ABSOLUTO/LADY/SÊNIOR/VETERANO) 
- ABERTURA OFICIAL ÀS 18h00; 
 
  • 05/11 (sábado) – a partir das 08h00 às 20h00
 
- RANKING OLÍMPICO (ABSOLUTO/LADY/SÊNIOR/VETERANOS)
- CIRCUITO DAS ESTRELAS – ETAPA BIRIBA
- Premiação: VETERANOS e CIRCUITO DAS ESTRELAS
 
  • 06/11 (domingo) – a partir das 08h00 às 12h00
 
- RANKING OLÍMPICO
-  Premiação: MIRIM, ABSOLUTO, LADY, SÊNIOR
 
Local de competição
 
EFAPI - Parque de exposições Tancredo de Almeida Neves - Pavilhão IV Dorval Cansian
Endereço: Av. Senador Atílio Fontana | EFAPI,Chapecó - Santa Catarina
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais: 

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br