Brasileiro Raphael Moreira encerra participação nos Jogos Europeus Universitários

22/07/2016 18:56

Atleta que joga pela Universidade do Porto enfrentou segundo melhor ranqueado da Turquia no individual

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 22/7/2016

O brasileiro Raphael Moreira se despediu dos Jogos Europeus Universitários nesta sexta-feira (22). O atleta, que joga pela Universidade do Porto, chegou às oitavas de final no torneio por equipes e caiu diante de forte dupla polonesa nas duplas. No individual, o brasileiro foi superado pelo número dois da Turquia, Menge Gencay.

"Foi o maior campeonato que eu já disputei na vida. O nível foi muito alto, enfrentei adversários fortíssimos aqui. A exigência da parte técnica é maior também, pois os europeus colocam muito mais bolas na mesa do que os latino-americanos", comentou o brasileiro.

Raphael começou a sua participação no torneio por equipes ao lado de Jorge Costa e Gonçalo Aragão. O trio foi bem na primeira fase e terminou na liderança do grupo 2- que continha a Universidade de Nottingham, do Reino Unido; a Universidade Palacky Olomouc, da República Tcheca; e a Universidade Técnica de Munique, da Alemanha - ao vencer duas e perder a partida contra os tchecos.

Na fase decisiva, a equipe de Portugal foi superada pela Universidade de Chipre nas oitavas de final. A partida terminou em 3 jogos a 1 para os cipriotas. Na disputa pela nona colocação, a Universidade do Porto voltou a vencer ao bater a Universidade de Viena, da Áustria, por 3 a 0.

Raphael seguiu representando a instituição de Porto nas disputas individuais e de duplas. Na primeira, o brasileiro venceu o croata Fran Mihaljevic, da Universidade Josip Juraj Strossmayer de Osijek, por 3 sets a 1. Na fase seguinte, ele caiu diante de Gencay, que é o atual 264º colocado no ranking mundial. O brasileiro foi superado por 3 a 1.

No torneio de duplas, Raphael jogou ao lado de Jorge Costa. A parceria conseguiu avançar da primeira rodada ao bater a dupla da universidade croata, Tomislav Opacic/Petar Raic, por 3 a 0. Mas na fase seguinte os representantes da Universidade de Porto tiveram se despedir da competição ao serem superados pela parceria da Polônia, Robert Floras (150º colocado no ranking mundial) e Piotri Chedorski, da Escola Estadual Angelus Silesius. A partida terminou 3 a 0 para os poloneses.

Os Jogos Europeus Universitários estão sendo realizados nas cidades de Zagreb e Rijeka, na Croácia. As competições de tênis de mesa serão encerradas neste sábado (23) com a decisão do torneio individual.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br