Campeonato Brasileiro de Inverno começa nesta terça, em Fortaleza, com campeões e atletas da seleção

16/05/2016 18:43

Principal competição de clubes do país desembarca na capital cearense para seis dias de disputas em alto nível

Matheus Quelhas e José Augusto Assis – 16/5/2016

O primeiro Campeonato Brasileiro de 2016 começa nesta terça-feira (17), em Fortaleza (CE): é a edição de inverno, que segue até domingo (22). Com quase 600 inscritos, entre olímpicos e paralímpicos, a competição ocorre na Unifor (Universidade de Fortaleza) e terá atletas de alto nível brigando para manter seus títulos ou tentar confirmar o favoritismo.

Dois destes competidores estão garantidos nos Jogos Olímpicos do Rio: Gustavo Tsuboi (77º colocado no ranking mundial) e Caroline Kumahara (119ª). Além deles, Ligia Silva (166ª), Leticia Nakada (238ª), Eric Jouti (213º), Vitor Ishiy (250º) e Humberto Manhani (292º) são outros fortes postulantes aos lugares mais altos do pódio.

Na principal categoria masculina, o Absoluto A, Vitor Ishiy (São Caetano/SEEST/Xiom-SP) sagrou-se campeão brasileiro de inverno pela primeira vez em 2015, superando Israel Barreto (APCEF Manaus-AM) na ocasião. Após mais uma temporada morando e treinando em Ochsenhausen (Alemanha), no mesmo local de Hugo Calderano e Tsuboi, ele retorna ao Brasil para buscar o bicampeonato.

E nas duplas Vitor se juntará novamente a Jouti para buscar mais um ouro. No último brasileiro de inverno, os jovens superaram Pedro Ramos e Manhani, da FME Criciúma (SC) e ficaram com o título no Rio de Janeiro (RJ).

Entre as mulheres, Thayná Raineri (São Bernardo/ASA/Palmeiras-SP) surpreendeu e ficou com o ouro no Absoluto A - em Fortaleza, ela terá forte concorrência pela frente. Nas duplas, Carina Murashige e Priscila Salvador (FME Concórdia-SC) reeditarão a parceria em busca de mais um ouro. Para elas, um dos maiores desafios será o entrosamento das avdersárias – para ler mais, clique aqui.

Os atletas paraolímpicos se dividirão em 20 torneios de Classes individuais e mais seis nas duplas, com diversos atletas da seleção brasileira andante e cadeirante. As disputas acontecem na quarta e na quinta-feira (18 e 19).

Confira a programação completa da competição:

Terça-feira – 17/5
Duplas olímpicas
Duplas olímpicas – veteranos
Ranking – veteranos
Premiação: Veteranos (duplas e individual)

Quarta-feira – 18/5
Duplas olímpicas
Duplas paralímpicas
Premiação: Duplas olímpicas e paralímpicas

Quinta-feira – 19/5
Ranking – pré-mirim, infantil, juventude
Classes paralímpicas
Premiação: Pré-mirim, Infantil, Juventude, classes paralímpicas

Sexta-feira – 20/5
Ranking – mirim, juvenil, absoluto C ao E
Cerimônia de Abertura Oficial do Evento

Sábado – 21/5
Ranking – mirim, juvenil, absoluto C ao E (continuação)
Ranking – Absoluto A e B, Sênior, Lady

Domingo – 22/5
Ranking – mirim, juvenil, absoluto A ao E (continuação)
Premiação: mirim, juvenil, absoluto, sênior/lady

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br