Cazuo Matsumoto e Bruna Takahashi são convocados para os Jogos Olímpicos

03/06/2016 21:43

Brasileiros defenderão a seleção nas disputas por equipes. Calderano, Tsuboi, Kumahara e Lin Gui já estavam garantidos

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 3/6/2016

Cazuo Matsumoto e Bruna Takahashi foram convocados nesta sexta-feira (3) para integrarem a seleção brasileira de tênis de mesa na disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão realizados de 5 a 21 de agosto. Os dois participarão apenas da competição por equipes, que já contava com os quatro representantes do país nos torneios individuais: Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, no masculino, e Caroline Kuhamara e Lin Gui, no feminino.

Cazuo (108º colocado do ranking mundial) e Bruna (157ª) disputarão pela primeira vez os Jogos Olímpicos. O brasileiro foi reserva há quatro anos, quando viajou com a delegação para Londres, na Inglaterra, mas não foi à mesa.

Segundo o treinador da equipe masculina, Jean-René Mounie, pesaram a favor de Cazuo as importantes vitórias que conquistou nas últimas etapas do Circuito Mundial, diante do japonês Yuya Oshima (32º), do eslovaco Wang Yang (46º) e do alemão Wang Xi.

“Com certeza, os últimos desempenhos foram fundamentais. As vitórias sobre Oshima, Wang Yang e Wang Xi foram resultados de destaque, especialmente durante uma competição internacional. Parabéns ao Cazuo pela capacidade de pegar essa oportunidade. Estou certo de que ele fará tudo para representar o Brasil da melhor forma possível”, disse o técnico.

Já Bruna, atual campeã mundial infantil, será a mais jovem mesatenista brasileira a disputar os Jogos Olímpicos, aos 16 anos.

“A convocação é baseada na sua posição do ranking mundial, em que é a terceira brasileira melhor colocada, e também na sua juventude. Acredito muito no seu potencial, já pelos resultados até aqui conquistados, e a experiência de disputar uma Olimpíada será importante para o seu futuro”, avaliou o técnico do time feminino, Hugo Hoyama.

A seleção já tinha definidos os atletas que participarão das disputas individuais. Calderano (62º) se classificou como campeão dos Jogos Pan-Americanos do ano passado, no Canadá. Já Tsuboi (83º), Kumahara (116ª) e Lin Gui (131ª) garantiram suas vagas no Pré-Olímpico realizado em abril, no Chile.

No masculino, Thiago Monteiro será o reserva

Mounie confirmou ainda que Thiago Monteiro (142º) será o reserva da equipe brasileira, em caso de lesão de algum dos três convocados. Ele irá participar de toda a preparação para o evento.

“É uma pena para o Thiago, ele esteve perto de conseguir também. Parabéns a ele pelo esforço de lutar até o fim para se classificar. Ele vai ajudar o grupo a se preparar e estará pronto se precisarmos substituir alguém durante a competição", disse Mounie.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais: 

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br