Circuito das Estrelas: Três brasileiros avançam para as semifinais da etapa Claudio Kano

10/06/2016 21:35
Vitor Ishiy, Humberto Manhani, Eric Jouti e o cubano Andy Pereira brigarão por uma vaga na final
 
Matheus Quelhas e José Augusto Assis, de Piracicaba (SP) - 10/6/2016
 
O Circuito das Estrelas - Etapa Claudio Kano começou a ser disputado nesta sexta-feira (10) e os quatro semifinalistas já foram decididos. O cubano Andy Pereira (180º colocado no ranking mundial) e os brasileiros Vitor Ishiy (238º), Humberto Manhani (286º) e Eric Jouti (200º) irão disputar uma vaga na grande final da competição que está sendo realizada em Piracicaba (SP),  e que terá transmissão do SporTV neste sábado (11).
 
Único estrangeiro na final, Andy bateu Massao Kohatsu nas quartas de final por 4 a 0, com parciais de 11/9, 11/6, 11/6 e 11/5. Para o cubano, estreias sempre são complicadas e, por isso, ele acha que fez um bom trabalho contra o brasileiro.
 
"O primeiro jogo é sempre difícil. Já conhecia o Massao, treinamos juntos na Dinamarca, e sabia que era um jogo parelho. Então acho que fui bem, mesmo com a torcida contra, o que é algo normal", declarou.
 
Nas semifinais, o cubano irá enfrentar Vitor Ishiy, neste sábado, às 10h. O brasileiro avançou ao superar o paraguaio Alejandro Toranzos (347º) por 4 a 0 (11/9, 11/6, 11/2 e 11/9). Os dois já haviam se enfrentado na semifinal do torneio sub-21 do Campeonato Latino- Americano, em fevereiro, em Porto Rico, e o resultado não foi favorável para Vitor.
 
"Naquele jogo eu estava perdendo por 2 a 0, consegui empatar e estava ganhando o quinto set, mas acabei levando a virada porque todos os golpes fortes dele entraram. Hoje consegui fazer bem o meu jogo, que é o ataque, e sai com a vitória", analisou o adversário de Andy na semifinal.
 
Outro classificado é Manhani. Ele avançou ao derrotar o argentino Nicolas Galvano por 4 a 2 . Para o brasileiro, o argentino ficou à vontade durante o jogo e isso tornou a partida bem mais complicada.
 
"Comecei muito bem, consegui ganhar os dois primeiros sets, mas acho que ao longo do jogo ele pegou o tempo da minha bola e passou a ser mais agressivo. Isso me dificultou bastante, mas tênis de mesa é momento e consegui reverter um 10 a 8 no último set", disse.
 
Em duelo caseiro, Manhani enfrentará Eric Jouti, às 11h. O vice-campeão sul-americano bateu o também brasileiro Gustavo Yokota (399º) por 4 a 0 (11/5, 11/7, 11/8 e 11/6). O finalista começou levando alguns pontos de ataque do Yokota, mas se recuperou bem durante a partida.
 
"Contra mim ele tem que jogar atacando, porque eu acho que na defensiva eu levo vantagem, já estou acostumado com a bola dele. Amanhã vou tentar jogar tranquilo para ganhar, mas evitar o que aconteceu em alguns jogos em que me afobei", explicou.
 
Neste sábado, antes do duelo que decidirá o título, haverá o Momento Paralímpico, desafio com duração de três sets com a participação de três atletas que estarão no Rio 2016: a jovem Bruna Takahashi (157ª), membro da equipe feminina nos Jogos Olímpicos; Bruna Alexandre (3ª colocada no ranking mundial da Classe 10); e Danielle Rauen (8ª na Classe 9), as duas últimas garantidas nos Jogos Paralímpicos.
 
Sobre o Circuito das Estrelas
 
Em 2016, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) resolveu exaltar grandes ícones da modalidade através do Circuito das Estrelas, competição que conta com a presença de atletas de alto nível e teve seu nome escolhido através de votação nas redes sociais da entidade.
 
Na primeira edição do torneio, que começou nesta sexta-feira e que termina neste sábado, em disputas no sistema de eliminatórias simples, o homenageado será Claudio Kano, atleta da seleção brasileira falecido em 1996, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA). Seu pai, Minoru, recebeu uma placa na cerimônia de abertura oficial da Copa Brasil.
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais: 

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br