Copa Brasil: 'Multiuso', Israel Barreto afirma que quer ser exemplo no tênis de mesa amazonense

06/10/2016 14:42

Dirigente, técnico e atleta, ele ressaltou ainda a recente conquista de Guilherme Gomes, natural do Estado, nos Jogos Paralímpicos

Alexandre Araújo, de Toledo (PR) - 6/10/2016

Presidente, técnico e jogador. Tais atribuições podem apontar para apenas uma pessoa: Israel Barreto. Mandatário da Federação Amazonense - assumiu o cargo há três meses -, ele também jogou e deu instruções a outros atletas durante a Copa Brasil Sul-Sudeste II, Toledo, no Paraná. Aos 39 anos, assume diversas funções e não se mostra nem um pouco incomodado com isso.

Israel ressalta que ainda que participa das competições como atleta por um sentimento pessoal, mas avisa que tem pretensões de gravar o nome no esporte amazonense.

"Para mim, isso já é natural, não tenho dificuldades. São 27 anos dedicados ao tênis de mesa e essa bagagem me ajuda. Eu jogo porque amo esse esporte. Atualmente, não tenho intenções de seleção ou algo assim, mas quero ser um ícone do tênis de mesa amazonense para que, de alguma forma, possa incentivar outras pessoas que não existe obstáculo. Basta ter dedicação e disciplina e se pode chegar longe", disse.

Como dirigente da Federação Amazonense, Israel ressalta a importância de estar próximo aos atletas:

"Estamos tentando levantar o estado do Amazonas, buscando organizar algumas coisas que ficaram pendentes. E estar no meio deles aqui é importante porque consigo sentir o que o atleta está passando, as dificuldades que ele tem" lembrou o mesatenista, que completou:

"Quando estamos viajando, são sempre muitas horas para ir a essas competições. Então, depois de todo esse esforço para chegar até aqui, com passagem cara, muitas horas até chegar... Sempre procuramos dar o máximo. Tentamos sempre trabalhar para compensar essas dificuldades com boas atuações".

Recentemente, o Amazonas conquistou uma medalha paralímpica no tênis de mesa, com Guilherme Costa que, ao lado de Iranildo Espíndola e Aloisio Lima, levou o bronze por equipes Classe 1-2.

"Essa semana ele esteve lá fazendo algumas palestras. Foi um grande resultado para o nosso estado e estamos buscando divulgar, além de investir, nesses atletas que fizeram por onde e merecem reconhecimento", concluiu.

Na Copa Brasil Sul-Sudeste II - Toledo, até o momento, Israel Barreto conquistou o bronze no Rating A. Ele ainda disputará o Absoluto A e sua estreia está marcada para este sábado (8), às 8h50, contra Hideo Yamamoto (São Caetano/Seest/Xiom - SP).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br