Copa Latino-Americana: Eric Jouti busca estreia histórica na competição

01/06/2016 16:15
Atleta se classificou para o torneio ao ter sido prata no Campeonato Sul-Americano 2015
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 1/6/2016
 
A Copa Latino-Americana, que começa nesta sexta-feira (3), terá um estreante em sua sexta edição: Eric Jouti (213º colocado no ranking mundial). Apesar de ser um dos mais novos na disputa, o atleta de 22 anos busca fazer uma boa competição frente a rivais mais experientes e melhores ranqueados.
 
“Vou buscar trazer o melhor resultado possível. Os mesatenistas brasileiros sabem da responsabilidade quando se tem competição aqui na América Latina. Comigo não vai ser diferente, apesar de ser um dos mais novos e estar jogando essa competição pela primeira vez”, disse o atleta, que se classificou para o torneio por ter sido prata no Campeonato Sul-Americano de 2015, disputado em Mendoza, na Argentina
 
O vencedor da Copa Latino-Americana conquista uma vaga para disputar a Copa do Mundo individual. Para o mesatenista, a competição será uma ótima oportunidade para melhorar a pontuação e subir no ranking mundial.
 
“Esse torneio vai ser muito bom para conseguir alguns pontos no ranking, porque tem muitos jogadores melhores ranqueados do que eu, além de também servir como preparação para futuras competições”, afirmou.
 
O mesatenista vem em uma constante crescente no ranking mundial. Em comparação com o mês de maio do ano passado, Jouti subiu 141 postos (na época, ele estava na 354ª). De lá para cá, o paulista vem dando grandes saltos. Uma dessas guinadas se deu de setembro para outubro de 2015, quando ele subiu 45 posições, logo após ter vencido o Aberto da Argentina, etapa do Circuito Mundial também realizada em Mendoza.
 
 
“Aquele título foi um combustível para eu alcançar coisas maiores. A conquista me deu motivação para seguir trabalhando duro como sempre e mostrou que posso ir mais longe”, lembrou o atleta.
 
Para o restante da temporada, Jouti quer treinar ainda mais forte no seu clube, São Caetano/Seest/Xiom (SP), além de corrigir alguns erros para as outras competições.
 
“Vou treinar forte em São Caetano, pois tenho de consertar algumas falhas que estão ocorrendo no meu jogo. Vou me preparar bem para os campeonatos que vêm por aí”, finalizou.
 
A Copa Latino-Americana começará nesta sexta-feira (3) e terá o seu encerramento no domingo (5). O torneio será realizado na Cidade da Guatemala e reunirá 24 dos melhores atletas da América Latina.
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais: 

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br