Copa Pan-Americana: Tsuboi celebra título em recomeço de temporada

01/08/2017 09:46
Brasileiro enfrentou o compatriota Eric Jouti na grande decisão
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 1/8/2017
 
Foto: ITTF
 
Gustavo Tsuboi se tornou o primeiro campeão masculino da Copa Pan-Americana - antes, se chamava Copa Latino-Americana - no último domingo (30) e, com isso, assegurou vaga para a Copa do Mundo, em outubro, na Bélgica. O brasileiro, que fez a final contra o compatriota Eric Jouti e o derrotou por 4 sets a 2, exalta o feito e garante que o resultado é positivo para o recomeço do calendário europeu. 
 
"Este é um grande começo de nova temporada para mim, depois das minhas férias. Eu estou indo jogar pelo Rzezcow, da Polônia, e isso vai ser muito bom para a minha preparação para a Copa do Mundo", disse Gustavo em entrevista para a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
 
Campeão, o atleta ressalta que a final com o Eric foi muito complicada, principalmente pelo aspecto psicológico.
 
"Foi muito difícil, muito complicado mentalmente. O som da chuva, as paradas durante o jogo por causa das gotas que caíam pelo telhado, o excesso de umidade... Tudo isso tornou a partida ainda mais difícil", avaliou o brasileiro.
 
Gustavo comentou ainda sobre a dificuldade que é enfrentar Eric Jouti, de quem já foi parceiro de treino e com quem se preparou, no São Caetano, para a Copa Pan. Ele lembrou o duelo entre os dois no Aberto do Brasil, realizado no começo de maio deste ano.
 
"Nós nos conhecemos muito bem. É sempre difícil jogar contra ele, mas, no Aberto do Brasil, consegui derrotá-lo por 4 a 0. Aqui, depois de vencer os dois primeiros sets, eu poderia ter chegado à vitória por 4 a 0, mas, mesmo vencendo o terceiro set por 6 a 2, permiti a virada. No quarto, eu também fiquei atrás em um 7 a 9, mas acabei vitorioso", finalizou.
 
No Aberto do Brasil, Tsuboi e Jouti se enfrentaram pelas quartas de final. Depois, Gustavo acabou sendo derrotado por Hugo Calderano - campeão da competição - na semifinal.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br