Eleito melhor mesatenista de 2016, Calderano é homenageado em premiação do COB

29/03/2017 20:26
Jovem foi um dos atletas em destaque no vídeo que iniciou o evento
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 29/3/2017
 
Foto: Rémy Gross/ ITTF
 
A grande temporada de Hugo Calderano em 2016 ainda está rendendo bons frutos. O brasileiro, eleito o melhor mesatenista do país do ano passado, foi homenageado, nesta quarta-feira (29), durante cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico - evento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que premia os destaques de cada modalidade. A solenidade foi realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).
 
Hugo Calderano, através de uma rede social, lamentou o fato de não poder estar presente - em razão de compromissos que tem na Alemanha com o seu clube, o Ochsenhausen - e publicou uma foto de quando recebeu o prêmio em 2013, como uma maneiro de celebrar o momento.
 
O mesatenista foi um dos atletas que tiveram maior notoriedade no vídeo de abertura do evento. A foto de Calderano foi divulgada no telão ao lado de outros diversos nomes que não puderam comparecer por conta de competições. A situação foi explicada pelo apresentador da solenidade, o jornalista Luis Carlos Jr.
 
No ano passado, Calderano fez história ao ter alcançado as oitavas de final dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, com isso, ter igualado a melhor campanha de um brasileiro em Olimpíadas - a marca era de Hugo Hoyama, em Atlanta 1996.
 
Hugo ainda conquistou grandes marcas para o tênis de mesa brasileiro em 2016. O mesatenista ficou com a medalha de prata no torneio individual do Aberto da Áustria - etapa Major, que é a segunda mais importante do Circuito Mundial. Além disso, ao lado de Gustavo Tsuboi, faturou o ouro nas duplas do Aberto da Suécia, também etapa Major (ambos feitos inéditos para o país na modalidade). Ele também foi campeão sub-21 do Aberto do Kuwait, etapa Super (mais importante do Circuito Mundial).
 
O brasileiro, atual número 23º colocado no ranking mundial, terminou a temporada passada na 21ª colocação da lista divulgada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Em fevereiro, Calderano chegou à marca de 17º do ranking, porém, devido a uma lesão muscular na perna direita acabou não participando do Aberto do Catar, caindo no ranking.
 
Veja abaixo os mesatenistas que já faturaram o Prêmio Brasil Olímpico:
 
2016 - Hugo Calderano
2015 - Hugo Calderano
2014 - Hugo Calderano
2013 - Hugo Calderano
2012 - Caroline Kumahara
2011 - Hugo Hoyama
2010 - Gustavo Tsuboi
2009 - Thiago Monteiro
2008 - Thiago Monteiro
2007 - Hugo Hoyama
2006 - Cazuo Matsumoto
2005 - Hugo Hoyama
2004 - Hugo Hoyama
2003 - Hugo Hoyama
2002 - Thiago Monteiro
2001 - Thiago Monteiro
2000 - Hugo Hoyama
1999 - Reinaldo Yamamoto
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br