Embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude, Lígia Silva afirma: 'Sou eu quem aprende mais'

19/07/2017 17:26

Mesatenista lembra que muitos dos jovens têm histórias de vida parecidas com a dela

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 19/07/2017

Foto: ITTF

Lígia Silva foi anunciada, nesta quarta-feira (19), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), como embaixadora do tênis de mesa da Primeira Etapa dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em setembro, em Curitiba (PR), e contempla estudantes de 12 a 14 anos. O fato não chega a ser uma novidade para a atleta, que já ocupou o cargo em anos anteriores, mas ressalta que, apesar da experiência, ela é quem acaba adquirindo maior conhecimento quando está com os jovens.

Natural de Manaus (AM), Lígia recorda que muitos dos participantes dos Jogos Escolares da Juventude passam pelas mesmas dificuldades que ela já passou em outrora e busca levar palavras de incentivo para que eles se mantenham firmes na busca dos sonhos.
 
"Eu tento passar de tudo para os estudantes nesses dias que temos contato. Mas, geralmente, sou eu quem aprende mais com eles, do que eles comigo. Muitas das crianças que participam têm uma história muito parecida com a minha: são talentosos e vindo de longe dos "polos". Eu explico a eles que a caminhada é difícil, que nada vem fácil, mas que, com perseverança, eles são capazes de alcançarem os objetivos", disse.
 
Ligia, que recentemente foi campeã do Absoluto A da Copa Brasil Sul-Sudeste I, que aconteceu em Maringá (PR), se mostra empolgada por poder representar o tênis de mesa em uma competição como os Jogos Escolares.
 
"Eu não encaro como uma homenagem, porque dá a entender que eu já parei e não é o caso. Geralmente, quando eu não vou, é o Hugo (Hoyama) quem vai, porque somos referência do nosso esporte", avaliou.
 
Vale lembrar que dois dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro na atualidade, Hugo Calderano e Bruna Takahashi já participaram dos Jogos Escolares. Eles foram dois dos 52 atletas que integraram o Time Brasil nos Jogos Rio 2016 e já haviam participado do torneio para os jovens.
 
A Primeira Etapa dos Jogos Escolares contará com cerca de 3.800 atletas, para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O campeonato reunirá alunos-atletas de escolas públicas e privadas de todo o país.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br