HISTÓRICO! Calderano bate o chinês número 1 do mundo e está a dois jogos de conquistar o Grand Finals

15/12/2018 04:54

Brasileiro fez partida impecável contra o melhor jogador da temporada e líder do ranking mundial. Próximo desafio é contra prodígio japonês

 

Incheon (KOR), 15 de dezembro de 2018.

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

Hugo Calderano fez história novamente no tênis de mesa. Na madrugada deste sábado (15), em Incheon, na Coreia do Sul, o carioca de 22 anos bateu o chinês Fan Zhendong, número 1 do ranking mundial e eleito o melhor jogador da temporada, por 4 a 2 (11/6, 12/10, 4/11, 11/5, 9/11 e 11/9), pelas quartas de final do ITTF Grand Finais, competição que reúne os 16 melhores mesa-tenistas do Circuito Mundial.

O único não-asiático ainda na disputa nos torneios individual e de duplas, nos dois naipes, terá mais um desafio neste sábado. O adversário será o japonês Tomokazu Harimoto, quinto do ranking mundial, de apenas 15 anos, às 8h50 (horário de Brasília), na disputa por uma vaga na decisão.

“Estou muito feliz. Já havia jogado quatro vezes contra ele e só havia vencido um set até então. Foi a melhor performance da minha carreira”, reconheceu o brasileiro.

E foi realmente espetacular. A segurança de Calderano a cada jogada mostrou que ele está realmente no patamar mais alto do tênis de mesa mundial.

No primeiro set, um jogo muito equilibrado até o 6 a 6. Ninguém conseguia abrir dois pontos de vantagem. Calderano marcou cinco pontos consecutivos, para sair na frente no duelo.

Zhendong voltou mais forte no segundo set e passou a dominar o confronto. Quando o marcador apontava 8 a 6 para o chinês, o brasileiro conseguiu uma série de defesas em um rali espetacular. Daí em diante, a confiança voltou a ficar alta e Calderano fechou mais um set, em 12 a 10.

O único momento preocupante de Calderano na partida foi no terceiro set, quando Zhendong teve uma fácil vitória por 11 a 4. Mas, na quarta parcial, o brasileiro foi praticamente perfeito. Chegou a abrir 9 a 3 no placar. O semblante do número 1 do mundo já havia se alterado e a irritação contrastava com a frieza absoluta de quem dominava o confronto. Vitória incontestável, por 11 a 5.

Novo equilíbrio no quinto set. Zhendong mostrou que ainda tinha possibilidade de criar problemas e fechou em 11 a 9. Mas era dia de show brasileiro na Coreia do Sul. No sexto set, Calderano novamente perdia por 8 a 6, quando conseguiu dois pontos espetaculares, que parecem ter tirado definitivamente a concentração do adversário. Vitória por 11 a 9, garantindo o triunfo. Que venham os próximos!

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa