Hugo Calderano é eleito melhor atleta do tênis de mesa em 2016 pelo Comitê Olímpico do Brasil

21/02/2017 12:51

Escolha foi feita por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 21/02/2017

Foto: Chistian Martinez/CBTM

Hugo Calderano foi eleito, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o melhor atleta do tênis de mesa em 2016. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21), através do site oficial da instituição, que também apontou os destaques nas outras 42 modalidades olímpicas. A escolha foi feita por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
 
Aos 20 anos de idade, Calderano realizou, no ano passado, uma temporada histórica! Além de terminar o ano na 21ª colocação do ranking mundial, ele chegou às oitavas de final dos Jogos Olímpicos Rio 2016, igualando a marca de Hugo Hoyama em Atlanta/1996 - a melhor de um brasileiro até então -, conquistou a medalha de prata no individual no Aberto da Áustria - etapa Major e o ouro nas duplas (ao lado de Gustavo Tsuboi) no Aberto da Suécia - etapa Major.
 
"Foi um ano muito bom, meu melhor até agora. Toda temporada eu sinto que estou me aprimorando bastante, mas esse foi o ano dos Jogos Olímpicos e, então, acho que foi muito importante, não só para mim, mas para o tênis de mesa. Ganhamos muita visibilidade nas Olimpíadas, o pessoal começou a gostar e acompanhar mais o esporte. Acho que eu joguei muito bem na Rio 2016 e a gente acabou trazendo mais visibilidade para a modalidade", disse Calderano, em retrospectiva feita pelo site da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), no fim do ano passado.
 
E o atleta manteve o ritmo nesta temporada. Logo em janeiro, ao lado de Gustavo Tsuboi, conquistou a prata no Aberto da Hungria e, em fevereiro, chegou à 17ª posição no ranking mundial, a melhor da carreira até o momento.
 
Hugo voltaria a defender o Brasil no Aberto do Catar - etapa Platinum, que acontece entre os dias 21 e 26 deste mês, mas a participação foi cancela por conta de um incômodo muscular que sentiu no músculo posterior da pena direita. 
 
Atualmente, Hugo joga pelo Ochsenhausen, da Alemanha, atuando em grandes competições na Europa. Recentemente, o vínculo com o clube foi renovado até 2019.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br