Jessica Yamada vence Lígia Silva e conquista o título Latino-Americano

07/03/2012 19:30

Depois do título do Torneio de Equipes e da classificação de duas atletas para os Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil encerrou sua participação no Torneio Individual feminino do Campeonato Latino-Americano, nessa quarta-feira, no ginásio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro, com chave de ouro.

Na semifinal, mais uma vez Lígia passou pela colombiana Paula Medina, a quem já havia derrotado dois dias antes. Jessica Yamada conseguiu uma vitória sensacional sobre a mexicana Yadira Silva, que também está classificada para as Olimpíadas.

Lígia começou melhor a partida e logo abriu 6 a 2 de vantagem, mas Jessica não se abateu e encostou no placar, chegando a 7 a 6. No entanto a reação parou por aí. Lígia voltou a tomar conta da situação e fechou o primeiro set por 11 a 8.

Jessica voltou bem melhor para o segundo set e conseguiu fazer 5 a 1 e foi se mantendo na frente até fechar o set em 11 a 5 e empatar o jogo em 1 a 1. No terceiro set a história se repetiu. Lígia parecia querer finalizar logo as jogadas e acabou cometendo muitos erros. Jessica soube tirar proveito da situação e virou a partida, fechando o set em 11 a 8.

O quarto set foi o mais emocionante, com as atletas disputando ponto a ponto até Lígia fechar por 14 a 12. Na sequência Jessica deu o troco e fez 11 a 7, ficando em vantagem por 3 a 2, mas a resposta de Lígia também foi imediata e o set seguinte foi vencido por um emocionante 11 a 9.

A essa altura ninguém no ginásio seria capaz de arriscar um palpite, tamanho equilíbrio entre as duas jogadoras. Só que dessa vez brilhou a estrela de Jessica Yamada, que pode não ter se classificado para o Torneio Individual de Londres, mas mostrou com a vitória sobre Lígia, por 11 a 6 no sétimo set, que tem condições de ser a terceira integrante da equipe.

--- Essa vitória foi importante porque mantém a minha esperança de participar dos Jogos Olímpicos. Sei que tenho condições de representar bem o Brasil --- garantiu a atleta.