Jogos Escolares: São Paulo termina na liderança do quadro de medalhas da modalidade na etapa de 15 a 17 anos

17/11/2016 14:44

Estado terminou com três ouros, três pratas e um bronze; Santa Catarina e Paraná ficaram com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 16/11/2016

Foto: Saulo Cruz/ Exemplus/ COB


O tênis de mesa nos Jogos Escolares da Juventude agitou João Pessoa (PB) na etapa de 15 a 17 anos na última semana e São Paulo foi o grande destaque da modalidade. O estado terminou a competição do esporte na liderança do quadro de medalhas com três ouros, três pratas e um bronze. Dois estados do Sul fecharam o pódio: Santa Catarina, em segundo, e Paraná, em terceiro.

Duas das três medalhas de ouro dos paulistas foram conquistadas nos torneios individuais. No feminino, Luana Katsumata encarou a paranaense Daniela Yano e a bateu por 3 sets a 1 (11/13, 11/7, 11/1 e 11/8). Já entre os meninos, os Jogos Escolares tiveram uma final paulista. Guilherme Teodoro se sagrou campeão ao superar Vitor Bibiano por 3 a 2, com parciais de 9/11, 11/5, 13/15, 12/10 e 11/6. O outro título de São Paulo foi faturado nas duplas masculinas. Os paulistas Guilherme e Vitor venceram a parceria do Paraná, Gustavo Miura e Lucas Nomura, e por 3 sets a 0 (11/7, 11/8 e 11/4) na grande decisão.

Santa Catarina ficou com a medalha no campeonato por equipes masculino e nas duplas mistas. Na final do primeira, os catarinenses passaram pelo time de São Paulo por 3 jogos a 2 e acabou ficando com o título. Nas mistas, Santa Catarina A, formada por Luis Anjos e Ranifer Meurer venceram a dupla de São Paulo A, Vitor Bibiano e Luana Katsumata, por 3 a 0 (11/7, 11/6 e 11/9).

Terceiro colocado no quadro de medalhas do tênis de mesa, Paraná foi campeão em dois torneios femininos: duplas e equipes. Na primeira, Daniela Yano e Jully Nagao enfrentaram as catarinenses Leticia Araújo e Ranifer Meurer e as derrotaram por 3 a 0 (11/9, 11/8 e 11/7). Por equipes, Paraná voltou a enfrentar Santa Catarina na decisão e terminou triunfando novamente por 3 jogos a 0.

Confira abaixo o quadro de medalhas do tênis de mesa nos Jogos Escolares da Juventude - Etapa 15 a 17 anos:

1º São Paulo - três ouros, três pratas e um bronze
2º Santa Catarina - dois ouros, duas pratas e quatro bronzes
3º Paraná - dois ouros, duas pratas e três bronzes
4º Amazonas/ Rio de Janeiro - dois bronzes
5º Minas Gerais/ Rio Grande do Sul - um bronze

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais: 

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br