Jogos Olímpicos: Calderano bate sueco melhor ranqueado e avança na Rio 2016

07/08/2016 12:09
Foto: Christian Martinez/ CBTM

Brasileiro conseguiu vitória por 4 sets a 1 e, agora, terá pela frente Tang Peng, de Honk Kong, atual 15º colocado no ranking mundial
 
Alexandre Araújo, no Rio de Janeiro - 07/08/2016
 
A caminhada de Hugo Calderano na Rio 2016 continua! Na manhã deste domingo, nosso mesatenista bateu o sueco Par Gerell (32º no ranking mundial) por 4 sets a 1 (13/11; 11/9; 11/7; 9/11 e 13/11) e garantiu vaga na terceira fase dos Jogos Olímpicos. Ele volta à mesa às 20h, contra Tang Peng, de Honk Kong, atual 15º colocado no ranking mundial. 
 
E essa partida pode ser histórica. Em caso de triunfo neste domingo à noite, Calderano garante classificação às oitavas, igualando a marca de Hugo Hoyama em Atlanta/1996, até hoje a melhor do tênis de mesa brasileiro nos Jogos.
 
Confiante, Calderano começou bem e, apesar do equilíbrio, soube aproveitar as oportunidades, fechando o set em 13 a 11. No segundo, conseguiu manter o ritmo e ampliou a vantagem. O melhor momento do mesatenista brasileiro foi no terceiro set, quando teve atuação bem superior e contou também com algumas falhas de Par Gerell, assegurando o placar positivo por uma boa diferença de pontos e ficando bem próximo da classificação à terceira fase.
 
No quarto set, o sueco melhorou e complicou um pouco a vida de Calderano, que ficou atrás em quase todo o momento. Mas a derrota não abalou o brasileiro, que se recuperou no quinto set e, com emoção, deu números finais ao confronto, fazendo a torcida presente ao Riocentro ir ao delírio.
 
"Fiquei muito feliz com essa vitória. Ele está na minha frente no ranking mundial, já ganhou muitos jogos de atletas muito fortes e isso também me dá bastante confiança. Conseguir ganhar de um jogador tão forte e tão reconhecido no circuito mundial... Espero que, no próximo jogo, eu consiga ir ainda melhor", disse ele, que completou:
 
"Já vou jogar hoje. Foi muito importante eu ter ganho esse jogo dessa forma. Sempre derrotar um cara que é bom no ranking, que é um grande jogador, dá muita confiança e espero que isso me ajude".

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br