Lá fora: Quatro anos depois, Ning Ding 'se vinga' de Xiaoxia Li e leva o ouro olímpico

10/08/2016 22:49
Chinesas também protagonizaram a disputa pelo lugar mais alto do pódio em Londres. À época, Xiaoxia Li levou a melhor. Kim Song I, da Coreia do Norte, ficou com o bronze
 
Da redação, no Rio de Janeiro - 10/08/2016

Foto: Christian Martinez/CBTM
 
Chegou ao fim a disputa individual feminina dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e, novamente, o ouro foi para uma atleta chinesa. Em jogo disputadíssimo, Ning Ding bateu a compatriota Xiaoxia Li por 4 sets a 3 e alcançou o lugar mais alto do pódio, vingando o resultado da final olímpica anterior. Já no duelo pelo terceiro lugar, Kim Song I, da Coreia do Norte, venceu Fukuhara Ai, do Japão, por 4 sets a 1 e também conseguiu uma vaga entre as melhores colocadas.
 
A briga pelo ouro foi uma revanche de Londres/2012, quando Ning Ding e Xiaoxia Li duelaram pelo título. Na ocasião, Xiaoxia Li sagrou-se campeã após vitória por 4 sets a 1. À época, a partida foi recheada de polêmica: a árbitra considerou o clássico saque de Ning Ding irregular e desestabilizou a atleta. As lágrimas após a final não esconderam a decepção pela derrota. Quatro anos depois, porém, a história teve um final diferente e, desta vez, com sorrisos! Ning Ding conseguiu bater a rival por 4 sets a 3 (11/9; 5/11; 14/12;9/11; 8/11; 11/7 e 11/7) e colocou a medalha de ouro no peito.
 
A presença de Kim Song I entre quatro melhores já poderia ter sido considerada uma surpresa, uma vez que a representante da Coreia do Norte chegou aos Jogos Olímpicos apenas como a número 50 do ranking mundial. Após a derrota na semifinal, porém, mostrou valor e conseguiu bater a japonesa Fukuhara Ai por 4 sets a 1 (11/7; 11/7; 11/5; 12/14 e 11/5), garantindo a medalha de bronze.
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br