LÁ FORA: Rússia brilha e fatura título infantil masculino e feminino no Campeonato Europeu da Juventude

14/07/2016 18:05
Itália, no masculino, e Romênia, no feminino, conquistam o ouro no torneio juvenil
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 14/7/2016
 
Os russos devem estar felizes com os atletas que serão o futuro do tênis de mesa por lá. Nesta terça-feira (12), a Rússia foi implacável no torneio por equipes do Campeonato Europeu da Juventude, realizado em Zagreb, na Croácia, ao faturar o título infantil no masculino e no feminino. 
 
No masculino, a campanha russa foi perfeita. A equipe formada por Vladimir Sidorenko (4º colocado no ranking mundial da categoria), Lev Katsman (11º), Maksim Grebnev (14º) e Vladislav Makarov não perderam nenhuma partida individual.
 
O jogo que deu o título à Rússia foi contra a Suécia. Assim como em toda a campanha, o placar final do confronto terminou marcando 3 partidas a 0. Antes, os outros adversários que também sofreram o mesmo revés, foram: Azerbaijão, na semifinal; Alemanha, nas quartas de final; Turquia, nas oitavas de final;  e Bélgica, Polônia e Grécia, na fase de qualificação, pelo grupo A.
 
No feminino, o trajeto até a conquista do campeonato não foi muito diferente dos meninos. A equipe somente perdeu uma partida individual, que foi na vitória sobre a Alemanha por 3 a 1 na fase de grupos. Nas outras partidas, o trio formado por Anastasia Kolish (4ª), Kristina Kazantseva (7ª) e Ekaterina Zironova (21ª) bateram todos os seus adversários por 3 a 0.
 
As oponentes das russas, foram: Polônia, na final; Romênia, na semifinal; Hungria, nas quartas de final; Azerbaijão, nas oitavas de final; e Alemanha, Itália e Ucrânia, na fase de qualificação, também pelo grupo A.
 
Itália e Romênia triunfam no torneio juvenil
 
No torneio juvenil, os protagonistas foram outros: a Itália se sagrou campeã na competição masculina e a Romênia na feminina. Na decisão, os italianos superaram a República Tcheca por 3 a 2, já as romenas bateram a equipe da Sérvia por 3 a 0.
 
A campanha italiana foi marcada pela superação. A equipe formada por Matteo Mutti (112º colocado no ranking mundial da categoria), Daniele Pinto (50º) e Antonino Amato (79º) somente venceu uma partida de três pelo grupo B - derrotou a Inglaterra e foi superado pela Rússia e pela Polônia - mas foi suficiente para disputar os playoffs. Nessa fase, os meninos bateram a Bélgica por 3 a 0 e , com isso, se classificaram para a fase decisiva.
 
Nas oitavas de final, eles superaram a Eslovênia em acirrados 3 a 2. Na fase seguinte, a vitória foi sobre a Alemanha por 3 a 1. A Romênia foi a adversária da semifinal e o resultado final foi favorável aos italianos: 3 a 2.
 
A campanha da Romênia no torneio juvenil feminino foi um pouco menos sofrida que a dos italianos. Na primeira fase, pelo grupo A, a equipe, composta por Andreea Dragoman (15ª) - que foi a adversária de Bruna Takahashi na final do Desafio Mundial de Cadetes 2015 - , Adina Diaconu (13ª) e Andreea Clapa (51ª), terminou na segunda colocação ao ter derrotado a República Tcheca e a Bulgária e sido superada pela Bielorrússia.
 
Na fase decisiva, as romenas começaram a campanha do título batendo a Polônia por 3 a 0 nas oitavas de final. Pelo mesmo placar, a equipe bateu a França nas quartas de final. Na semifinal, elas fizeram um confronto acirrado com a Rússia e conseguiram sair com a vitória por 3 a 2.
 
O Campeonato Europeu da Juventude está na sua 59ª edição e está sendo organizado pela Associação Croata de Tênis de Mesa. A competição começou na última sexta-feira (8) e vai até o próximo domingo (17), com a disputa do torneio individual e de duplas nas duas categorias.
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br