Latino-Americano infantil: Brasil conquista invicto a medalha de ouro no torneio por equipes

15/06/2016 20:00
Na final, Guilherme Teodoro, Eduardo Tomoike e Rafael Torino bateram a equipe peruana por 3 a 0
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 15/6/2016
 
A seleção brasileira faturou o título do torneio por equipes do Campeonato Latino-Americano, disputado na República Dominicana. Nesta quarta-feira (15), Guilherme Teodoro (26º colocado no ranking mundial infantil), Rafael Torino (32º) e Eduardo Tomoike (26º) bateram a equipe do Peru por 3 a 0 na final e confirmaram o título invicto da competição.
 
Para Guilherme, que abriu o confronto da final contra Jhon Loli e venceu por 3 a 0, ele conseguiu fazer uma grande partida frente a um atleta de alto nível.
 
"Eu consegui impor bem o meu jogo. Como ele é um atleta de alto nível, tive de jogar bem mais rápido e felizmente eu acertei boas bolas", disse o atleta.
 
O segundo mesatenista a entrar na mesa foi Tomoike. Ele e seu adversário, Felipe Duffo, já haviam se enfrentado em outras ocasiões e, por isso, a partida foi mais difícil, apesar do triunfo do brasileiro por 3 a 1.
 
"A minha partida foi bem difícil. Eu e ele já jogamos alguns jogos em outros campeonatos e, por isso, foi bem disputado. Fico feliz de ter saído vitorioso", contou o brasileiro.
 
Para Rafael, que foi o último brasileiro a ir à mesa e bateu Carlos Fernandéz por 3 a 0, o desempenho invicto da seleção foi algo marcante no campeonato.
 
"Eu estou muito feliz pela campanha que fizemos. Nós fomos campeões invictos sem perder nenhum set. Por isso, estou feliz não só com o meu desempenho, mas com o de toda equipe. Agora, é pensar no resto do campeonato e buscar mais vitórias", afirmou o mesatenista.
 
Na semifinal, os brasileiros enfrentaram a seleção equatoriana e eles avançaram para a final com ampla vantagem no placar. A partida terminou 3 a 0 para o Brasil.
 
Pela fase de grupos, a seleção verde e amarela disputou vaga para as eliminatórias com o Paraguai e com a República Dominicana 2. Contra os paraguaios, pelo grupo 1, o Brasil venceu por 3 a 0, mesmo placar da vitória sobre os dominicanos.
 
Nesta quinta-feira (16), Guilherme e Rafael voltarão à mesa para a disputa do torneio de duplas. Na estreia, os brasileiros enfrentarão a parceria da República Dominicana 1, Pedro Cabrera e Noel Almonte, às 11h20 (horário de Brasília).
 
Na sexta-feira (17), começarão as disputas individuais. Eduardo Tomoike está no grupo 1 ao lado de David León, do Paraguai; Matías De Vincenzo, da Argentina e Pedro Cabrera, da República Dominicana. Ele estreia contra o argentino às 12h45. Sua segunda partida será contra o paraguaio às 15h40 e, pouco depois, ele pegará o dominicano às 17h10.
 
Pelo grupo 2, Guilherme Teodoro irá à mesa contra o paraguaio Sebastián Lopez às 13h05. Na sua segunda partida, o atleta enfrentará o dominicano Mariano Lockward às 15h40. Por último, ele medirá forças com o equatoriano Giullian Vargas às 17h10.
 
Já Rafael Torino tentará uma vaga pelo grupo 3. O brasileiro enfrentará o mexicano Andrés Vargas às 13h05. Mais tarde, ele pegará o porto-riquenho Cristhian Negron às 15h40. No seu último jogo pela fase de grupos, o mesatenista vai encarar o dominicano Noel Almonte às 17h10.
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais: 

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br