Parapan de Jovens: Tênis de mesa começa a ser disputado nesta terça-feira com 17 brasileiros

21/03/2017 09:17
Competição que está sendo realizada em São Paulo vai acontecer até sábado
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 21/3/2017
 
Foto: Cleber Mendes/MPIX/CPB
 
Depois da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Brasil volta ser sede de um grande evento esportivo internacional: os Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A competição, que var ser realizada em São Paulo (SP), terá 17 representantes brasileiros na disputa de tênis de mesa que tem início nesta terça-feira (21).
 
Medalhista de bronze por equipes da Classe 6-10 nas Paralimpíadas Rio 2016, Danielle Rauen, que foi a porta bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, está no Grupo A do torneio individual da Classe 9-10 ao lado da argentina Juliana Frutus e da venezuelana Cindy Reyes. A classe ainda tem mais duas brasileiras: Melanie Burlamarqui, que está no Grupo B com a chilena Ailyn Pérez e a mexicana Jeanelly Magana, e Iolanda Maia, integrante do Grupo C ao lado da mexicana Edith Pina e da colombiana Leidy Roldan.
 
Ainda nas competições femininas, o país tem mais quatro mesatenistas. Na Classe 3-4, Camila Ribeiro e Maria Laura de Freitas fazem quadrangular, com a colombiana Manuela Guzman e mexicana Claudia Lopez, em que a primeira colocada já fica com o ouro.
 
Na Classe 5, o Brasil tem Raiza da Silva como representante. A mesatenista está em um grupo único e terá de enfrentar a chilena Tamara Leonelli, a mexicana America Alvaréz e a colombiana Sara Darabos. Já na 7-8, a brasileira Lethicia Lacerda vai ter a companhia da colombiana Juliana Diaz, da argentina Aylen Schevintt e da venezuelana Edith Lizarazo também em um quadrangular único.
 
Entre as disputas masculinas, dez brasileiros lutam por medalhas no tênis de mesa. Na Classe 5, Matheus Batista e Guilherme Rocha estão no mesmo grupo dos argentinos Elias Romero e Mauro Medina e do colombiano Andres Montoya, quem terminar na liderança fica com o título.
 
Marlison Alfaia é o brasileiro na Classe 6. Ele divide grupo com os chilenos Matias Lorca e Ignacio Orostica, com o colombiano Michael Sanchez e com o equatoriano Jim Anchundia. Na 7, Gustavo Laskosky está no Grupo A ao lado de Aleksy Kaniuka, da Argentina, Hernan Rojas, da Costa Rica, e David Marquez, da Venezuela. No Grupo C, Paulo Henrique Fonseca enfrenta o argentino Emanuel Alcalde, o chileno Claudio Vega e o colombiano Cristian Aguilar.
 
No Grupo B da 8, Carlos Valerio encara o canadense Curtis Caron e o argentino Lautaro Roccataglia. Já no Grupo C, Lucas Grilo vai enfrentar o chileno Marcelo Zuniga, o colombiano Jesus Bernal e o equatoriano Aaron Gonzalez.
 
David Neto e Alex Pereira são os brasileiros na Classe 9. O primeiro está no Grupo A, ao lado do mexicano Miguel Ariff Can e do venezuelano Francisco Verdaguer, enquanto o segundo está no Grupo C, com o chileno Sebastian Torres e o venezuelano David Pinto.
 
Na Classe 10, Lucas Carvalho está no Grupo B. Ele terá de bater o mexicano Martín Hernandez e o venezuelano Henrry Blanco para conseguir avançar de fase.
 
O Parapan de Jovens vai ser realizado até sábado (25). A competição está na sua quarta edição e conta com aproximadamente mil atletas de 19 países com idades entre 13 a 19 anos. Serão disputadas ao todo 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
 
Para saber mais sobre os grupos dos brasileiros e os horários dos jogos, clique aqui.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br