Publicação divulga diversas imagens históricas e curiosas sobre o tênis de mesa

05/02/2018 19:56

Equipamentos diferentes e nomes inusitados, como "Wiff-Waff", eram características dos primórdios da modalidade

 

FOTO DE ARQUIVO: Peça publicitária da Casa Fuchs, loja de artigos esportivos do início do século XX, apresenta o esporte inédito ao público. Crédito: Table Tennis History Journal/Divulgação.

 

Rio de Janeiro (RJ), 05 de fevereiro de 2018.
Por: Assessoria de Comunicação - CBTM
 

 

Os amantes do tênis de mesa serão brindados com várias relíquias apresentadas nesta semana na edição 84 do History Tennis Table Journal, veículo tradicional de língua inglesa que aborda a história da modalidade. E o Brasil está incluso.

 

O autor encontrou duas publicidades nacionais de jornal datas de abril de 1902. Uma delas fala sobre o novo esporte, chamado por alcunhas diretas de "ping-pong", "table-tennis", "wiff-waff" e "Timo-timo". No outro, a Casa Fuchs apresenta o "tennis para se jogar dentro de casa", repete os nomes da modalidade inovadora e diz, orgulhosamente: "Chegou enorme sortimento deste interessantíssimo jogo para famílias".

 

Uma curiosidade, porém, é comum às duas peças: o desenho apresentado em ambas as publicidades tem petecas no lugar das bolas, em algo parecido com o badminton nos dias de hoje.

 

A publicação ainda ressalta que as publicações sobre o tênis de mesa se repetiram por mais de uma década em jornais de grande circulação em São Paulo, com relatos inclusive de clubes de pingue-pongue e partidas entre os mesmos. Antes disso, na mesma edição, o autor apresenta algumas relíquias, como uma raquete datada de 1902 e suportes de mesa igualmente antigos, entre outros. As peças devem ser destinadas ao Museu do Tênis de Mesa, na China.

 

Nos próximos dias, vamos divulgar algumas das imagens mais curiosas deste trabalho em nossos canais de mídias sociais. Fiquem ligados!

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

 
 
 
 
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - (21) 98414-2743
Marcio Menezes - (21) 98107-6162
imprensa@cbtm.org.br

                                             

Siga a CBTM nas redes sociais:
 

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa