Raphael Moreira é o novo treinador da seleção paralímpica andante

13/01/2017 16:30

Treinador de 22 anos assume posto visando os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 13/1/2017

A seleção paralímpica andante tem um novo treinador: Raphael Moreira. O treinador de 22 anos assume o posto visando a preparação da equipe brasileira no ciclo que se iniciou recentemente para os Jogos Paralímpicos. Atualmente, ele ministrava os treinamentos táticos para turmas de iniciantes no Saldanha da Gama, clube de Santos (SP). O jovem técnico entra no lugar de Paulo Camargo que foi o responsável pela seleção na Rio 2016.

Raphael é formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e, apesar de ser jovem, já realizou diversos trabalhos e estudos no tênis de mesa. Já em 2014, com apenas 20 anos, o técnico foi escolhido para integrar o Fast Track, programa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para formação de treinadores de ponta.

Em julho do ano passado, o recém-contratado treinador dos andantes realizou um intercâmbio acadêmico na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal. Raphael ficou na Europa por um ano, período que rendeu a ele o título de campeão português universitário no torneio individual e por equipes como atleta.

Em Porto, Raphael teve contato com o tênis de mesa paralímpico. Ele foi o auxiliar-técnico da equipe da modalidade paralímpica do FC Porto. Lá, o jovem ministrou treinamentos para uma equipe de oito jogadores com deficiência intelectual. Com a sua presença na comissão técnica, a equipe foi campeã nacional e da Taça de Portugal na temporada.

Agora, frente à seleção brasileira andante da modalidade, Raphael Moreira treinará Bruna Alexandre, Israel Stroh, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos, Paulo Salmin e Diego Moreira visando uma boa campanha nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br