Yadira Silva comemora conquista da vaga para sua segunda Olimpiada

06/03/2012 10:51

Além de Caroline Kumahara, a mexicana Yadira Silva também garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres na noite de segunda-feira, no segundo dia da Seletiva realizada no Centro de Educação Física Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro.

As outras atletas classificadas até o momento são Lígia Silva e a colombiana Paula Medina.

Yadira Silva nasceu em Cuba, mas se naturalizou mexicana e entrou para a história de seu país por ter sido a primeira mulher a se classificar para uma Olimpíada no Tênis de Mesa.

A atleta conquistou a vaga para Pequim no Pré-olímpico realizado na República Dominicana, em 2008. Dessa vez a classificação foi garantida com uma vitória sobre a dominicana Lian Qian, por 4 a 1 (13-11, 3-11, 12-10, 11-7, 11-9).

--- Felizmente consegui manter a calma antes da partida e isso me ajudou. No primeiro dia estava me sentindo um pouco nervosa antes do jogo e não consegui render bem ---  confessou Yadira Silva, que é treinada pelo seu marido, Roberto Hernandez.

O presidente da Federação Mexicana de Tênis de Mesa, Sergio Blanco, como não poderia deixar de ser, fez muitos elogios e destacou a importância da atleta para o desenvolvimento da modalidade em seu país.

--- Yadira é uma jogadora inteligente. Estou muito feliz. Essa vitória é muito importante para a nossa Federação, que mais uma vez será representada nos Jogos Olímpicos. Isso vai nos ajudar em termos de orçamento, motiva os jogadores, ajuda em todos os aspectos --- explicou o dirigente.

Atualmente Yadira é a quarta colocada do Ranking Latino-Americano, atrás da venezuelana Fabíola Ramos, das brasileiras Lígia Silva e Gui Lin, e da chinesa naturalizada dominicana Wu Xue.

A Seletiva Olímpica termina nessa terça-feira e ainda restam duas vagas para Londres no feminino.