Organização

Modelo de Competições

A CBTM organiza e coordena a estrutura de eventos nacionais e, em parceria com as Federações Estaduais filiadas e as Ligas Regionais vinculadas às Federações, promove e apoia os eventos em âmbito Estadual ou Local.

Clique e confira o Regulamento Geral de Competições 2020

Recentemente, a CBTM criou um novo sistema de competições do tênis de mesa brasileiro. A entidade buscou um diálogo com a comunidade do tênis de mesa para construir uma evolução e integração ampla do sistema de competições em âmbito nacional, estadual e regional. Analisamos as melhores práticas em outras modalidades e os possíveis impactos que poderia ser gerado nos diferentes públicos que atingimos.

O resultado é um modelo simples e prático, com padronização de nomenclatura e integração nacional, com as seguintes competições:
 
  • TMB Platinum
Organizados pela CBTM;
4 edições por ano (3 TMB Platinum - Copa Brasil e 1 TMB Platinum - Campeonato Brasileiro);
Competição premium do CircuitoTênis de Mesa Brasil.
 
  • TMB Challenge Plus
Organizados pelas Federações Estaduais com chancela da CBTM;
Até 10 edições por ano;
Requisitos de competição nacional.
 
  • TMB Challenge
Organizados pelas Federações Estaduais com chancela da CBTM;
Até 20 edições por ano;
Distribuídas pelas macrorregiões do país.
 
  • TMB Estadual
Organizados pelas Federações Estaduais;
Recomendada a realização de 8 etapas por ano;
Formato de competições a critério de cada Federação Estadual.
 
  • TMB Regional
Organizados por Ligas Regionais filiadas às Federações Estaduais.

O calendário de eventos nacionais do tênis de mesa está dividido em trimestres, encerrando o ciclo trimestral nas competições nacionais, o TMB Platinum, evento principal do calendário brasileiro. O Modelo de Competições pode ser visualizado por esta apresentação.

Para a participação em competições oficiais é necessário que o(a) atleta seja um membro filiado à CBTM.

 
  • Perguntas Frequentes sobre o Novo Modelo de Competições

O jogador que se registrar como Membro Ouro pode jogar a Liga?

O Membro Ouro, maior categoria de filiação da CBTM, pode jogar qualquer competição registrada no sistema, inclusive Liga Regional. Lembramos apenas que a filiação de Liga Regional é uma escolha de cada Federação Estadual. A Federação Estadual que não tiver ligas filiadas, automaticamente não terá a opção de filiação de Membro Bronze.

 

Por que o Membro Bronze não pode jogar na Federação?

O membro bronze é uma categoria criada especificamente para aqueles atletas que jogam apenas Ligas Regionais e não tem interesse em disputar as competições Estaduais e Nacionais. Ao se registrar como Membro Bronze, este atleta, que antes não fazia parte do nosso quadro, passa a estar integrado em nosso sistema e ter todos os benefícios de ser um membro registrado na CBTM, pontuando no Ranking Estadual, tendo acesso ao Ping-Pontos TMB, o nosso clube de vantagens, além de outros benefícios. Os que optarem por disputar também outras competições deverão se registrar como Membro Prata ou Membro Ouro.

  

Para jogar o Campeonato Escolar (promovidos pelo COB), preciso me registrar na CBTM?

Competição Escolar do COB não é vinculada ao Sistema Nacional do Desporto. Não temos ingerência sobre este. É similar às competições de Jogos Abertos, que ocorrem principalmente nos Estados de SP, SC e PR.

 

Ainda tenho dúvidas sobre o Novo Modelo de Competições. Como posso entrar em contato para mais informações?

Caso as perguntas acima não tenham tirado totalmente suas dúvidas, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail eventos@cbtm.org.br para passarmos todas as informações necessárias. Em casos mais específicos, estamos à disposição para agendamento de reuniões de esclarecimento para sanar todas as dúvidas sobre o Novo Modelo de Competições.


Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Patrocinadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações