Organização

Modelo de Competições

A CBTM organiza e coordena a estrutura de eventos nacionais e, em parceria com as Federações Estaduais filiadas e as Ligas Regionais vinculadas às Federações, promove e apoia os eventos em âmbito Estadual ou Local.

Clique e confira o Regulamento Geral de Competições

Em 2020, a CBTM criou um novo sistema de competições do tênis de mesa brasileiro. A entidade buscou um diálogo com a comunidade do tênis de mesa para construir uma evolução e integração ampla do sistema de competições em âmbito nacional, macrorregional, estadual e regional. Analisamos as melhores práticas em outras modalidades e os possíveis impactos que poderia ser gerado nos diferentes públicos que atingimos.

O resultado é um modelo simples e prático, com padronização de nomenclatura e integração nacional, com as seguintes competições:
 
  • TMB Platinum
Organizados pela CBTM;
4 edições por ano (3 TMB Platinum - Copa Brasil e 1 TMB Platinum - Campeonato Brasileiro);
Competição premium do CircuitoTênis de Mesa Brasil.
 
  • TMB Challenge Plus
Organizados pelas Federações Estaduais com chancela da CBTM;
Até 40 edições por ano (até 2 por macrorregião por trimestre);
Requisitos de competição nacional.
 
  • TMB Estadual
Organizados pelas Federações Estaduais;
Recomendada a realização de 8 etapas por ano;
Formato de competições a critério de cada Federação Estadual.
 
  • TMB Regional
Organizados por Ligas Regionais filiadas às Federações Estaduais;
Recomendada a realização de 8 etapas por ano;
Formato de competições e abrangência conforme critérios das Federações Estaduais em acordo com as Ligas Regionais.

O calendário de eventos nacionais do tênis de mesa está dividido em trimestres, encerrando o ciclo trimestral nas competições nacionais, o TMB Platinum, evento principal do calendário brasileiro. O Modelo de Competições pode ser visualizado por esta apresentação.

Para a participação em competições oficiais é necessário que o(a) atleta seja um membro associado a um clube e registrado na CBTM.
 
 

Taxas


A Tabela Anual de Taxas reúne todas as formas de cobrança estabelecidas pela CBTM, conforme segue:
 

Tabela de Taxas 2021

Confira, também, a Tabela de Taxas de anos anteriores:  
 
  • Perguntas Frequentes sobre o Novo Modelo de Competições

O jogador que se registrar como Membro Ouro pode jogar a Liga?

O Membro Ouro, maior categoria de filiação da CBTM, pode jogar qualquer competição registrada no sistema, inclusive Liga Regional. Lembramos apenas que a filiação de Liga Regional é uma escolha de cada Federação Estadual. A Federação Estadual que não tiver ligas filiadas, automaticamente não terá a opção de filiação de Membro Bronze.

 

Por que o Membro Bronze não pode jogar na Federação?

O membro bronze é uma categoria criada especificamente para aqueles atletas que jogam apenas Ligas Regionais e não tem interesse em disputar as competições Estaduais e Nacionais. Ao se registrar como Membro Bronze, este atleta, que antes não fazia parte do nosso quadro, passa a estar integrado em nosso sistema e ter todos os benefícios de ser um membro registrado na CBTM, pontuando no Ranking Estadual, tendo acesso ao Ping-Pontos TMB, o nosso clube de vantagens, além de outros benefícios. Os que optarem por disputar também outras competições deverão se registrar como Membro Prata ou Membro Ouro.

  

Para jogar o Campeonato Escolar (promovidos pelo COB, CPB, CBDE e/ou Federações do Desporto Escolar), preciso me registrar na CBTM?

Competições Escolares não são vinculadas ao Sistema Nacional do Desporto. Portanto, as entidades de administração do tênis de mesa (CBTM, Federações Estaduais e Ligas Regionais) não têm ingerência sobre estes, podendo atuar como parceiros técnicos, conforme alinhamento institucional.

 

Ainda tenho dúvidas sobre o Novo Modelo de Competições. Como posso entrar em contato para mais informações?

Caso as perguntas acima não tenham tirado totalmente suas dúvidas, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail eventos@cbtm.org.br para passarmos todas as informações necessárias. Em casos mais específicos, estamos à disposição para agendamento de reuniões de esclarecimento para sanar todas as dúvidas sobre o Novo Modelo de Competições.


Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Patrocinadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações