Notícia

TÊNIS DE MESA NO PARAPAN – BONJOUR, PARIS! Seis medalhas de ouro no peito e passaporte na mão

Danielle Rauen, Marliane Santos, Paulo Salmin, Thiago Gomes, Luiz Manara e Claudio Massad venceram as suas classes e já se garantiram nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Paulo Salmin é um dos tricampeões pan-americanos em Santiago. Foto: Cris Mattos/CPB.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

18/11/2023 17h00


O encerramento das disputas individuais do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago não poderia ser mais positivo. Neste sábado (18), no Chile, nossos atletas garimparam um total de seis medalhas de ouro, oito de prata e outras oito de bronze. Também garantiram seis vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com Danielle Rauen, Marliane Santos, Paulo Salmin, Thiago Gomes, Luiz Manara e Claudio Massad, os melhores em suas respetivas classes.

Os brasileiros celebraram um total de 22 medalhas individuais, em campanha que já é superior a dos Jogos de Lima 2019, quando os nossos mesa-tenistas subiram aos pódios individuais em 19 oportunidades. E ainda serão realizadas todas as disputas entre duplas, dez ao todo. O recorde de medalhas do tênis de mesa brasileiro foi em Toronto 2015, com 30 medalhas, com boas chances de ser superado nessa edição.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Medalha de ouro e vaga em Paris 2024

Em pódio quase todo brasileiro, a Classe 9-10 feminina viu Danielle Rauen se consagrar como tricampeã pan-americana (venceu no individual em 2015 e 2019). Resultado que a classificou a Paris 2024. A prata ficou com Jennyfer Parinos, superada na final em sets diretos – 2/10, 11/4 e 11/3. Allana Maschio terminou com o bronze, fechando o pódio ao lado da mexicana Jeanelly Gongora.

Outro pódio dominado por brasileiras foi o da Classe 1-3 feminina, para atletas cadeirantes, que teve Marliane Santos no ponto mais alto e com passagem garantida para Paris 2024. Venceu na final a Joyce de Oliveira, por 3 sets a 1 (11/9, 7/11, 12/10 e 12/10). Thais Severo foi a medalhista de bronze.

Fechando as finais entre brasileiros, na Classe 7 masculina, Paulo Salmin venceu Israel Stroh na final por 3 sets a 1. Faturou o tricampeonato em Santiago e mais uma ida a Paris 2024. As parciais foram de 11/6, 7/11, 11/8 e 11/9.

Com a vitória em sets diretos (11/9, 11/1 e 11/7) sobre o venezuelano Denisos Martinez, Thiago Gomes faturou de forma invicta medalha de ouro na Classe 11 masculina, destinada a atletas com deficiência intelectual. De quebra, carimbou seu passaporte para Paris 2024.

Também em sets diretos (11/8, 12/10 e 11/7), Luiz Manara despachou o costa-ricense Steven Roman na decisão do ouro pela Classe 8 masculina. Resultado que lhe valeu sua terceira medalha de ouro na história do evento e a presença na Paralimpíada de 2024. Antes, Manara havia vencido ao também brasileiro Jean Mashki na semifinal, que foi ao pódio para receber a medalha de bronze.

Fechando o grupo que vai a Paris no ano que vem, Claudio Massad foi o melhor da Classe 10 masculina, levando a medalha de ouro de forma incontestável. Sobrepôs na decisão ao chileno Manuel Echaveguren, em sets diretos (11/9, 11/7 e 12/10). Outro brasileiro no pódio foi Gabriel Antunes, medalhista de bronze após cair para Echaveguren na semifinal.


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Demais medalhistas brasileiros

Disputada em turno único, sem eliminatórias, a Classe 2 masculina terminou com dois brasileiros no pódio. Guilherme Costa fechou sua participação com a prata, em campanha de três vitórias e uma derrota. Iranildo Espindola foi o medalhista de bronze, com duas vitórias e duas derrotas em seus jogos. Foi a 11ª medalha do experiente atleta em Jogos Parapan-Americanos.

Sophia Kelmer endureceu o jogo na decisão da Classe 8 feminina, contra a chilena Florencia Pérez. Foi superada em disputados 3 sets a 1 (10/12, 12/10, 5/11 e 9/11), terminando com a medalha de prata, a sua primeira em Jogos Parapan-Americanos, logo em sua estreia no evento. Derrotada por Sophia na semifinal, Lethicia Lacerda foi bronze, repetindo a colocação de Lima 2019.

Na Classe 5 masculina, disputada por cadeirantes, o debutante Lucas Arabian ficou com a medalha de prata após uma final equilibrada com o argentino Elías Romero. Acabou superado em 3 sets a 2 (9/11, 11/7, 11/13, 13/11 e 7/11). Anteriormente, Arabian havia vencido na semifinal o compatriota Cadu Moraes, também por 3 sets a 2, resultado que valeu o bronze ao brasileiro.

Na decisão da Classe 9 masculina, Lucas Carvalho teve pela frente o norte-americano Tahl Leibovitz, que se tornou hexacampeão dos Jogos. Venceu ao brasileiro em sets diretos, com parciais de 11/5, 11/7 e 11/7, que melhorou a sua posição no pódio. Em Lima 2019, ele faturou o bronze.

Fábio Silva foi medalhista de prata na Classe 3 masculina. Acabou derrotado na final pelo norte-americano Jenson Van Emburgh, por 3 sets a 1. E fechando as medalhas brasileiras, Aline Ferreira obteve o bronze na Classe 6-7 feminina.

Confira todas as 22 medalhas individuais conquistadas por atletas do Brasil em Santiago 2023:

Ouro (6)

  • Classe 1-3 (F) – Marliane Santos
  • Classe 7 (M) – Paulo Salmin
  • Classe 8 (M) – Luiz Manara
  • Classe 9-10 (F) – Danielle Rauen
  • Classe 10 (M) – Claudio Massad
  • Classe 11 (M) – Thiago Gomes


Prata (8)

  • Classe 1-3 (F) – Joyce de Oliveira
  • Classe 2 (M) – Guilherme Costa
  • Classe 3 (M) – Fábio Silva
  • Classe 5 (M) – Lucas Arabian
  • Classe 7 (M) – Israel Stroh
  • Classe 8 (F) – Sophia Kelmer
  • Classe 9 (M) – Lucas Carvalho
  • Classe 9-10 (F) – Jennyfer Parinos


Bronze (8)

  • Classe 1-3 (F) – Thais Severo
  • Classe 2 (M) – Iranildo Espindola
  • Classe 5 (M) – Cadu Moraes
  • Classe 6-7 (M) – Aline Ferreira
  • Classe 8 (M) – Jean Mashki
  • Classe 8 (F) – Lethicia Lacerda
  • Classe 9-10 (F) – Allana Maschio
  • Classe 10 (M) – Gabriel Antunes


Brasil no Parapan

O tênis de mesa brasileiro estará em ação até o dia 20, nos torneios de duplas.  A competição tem transmissão ao vivo no canal por assinatura sportv, no YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro e no Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal do Comitê Organizador dos Jogos.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?