Notícia

Histórico! Seleção brasileira feminina entra no top-10 do ranking mundial de tênis de mesa pela primeira vez

Após grande participação no Mundial em fevereiro, jogadoras brasileiras atingem melhor colocação na história do esporte. Marca importante reforça expectativa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Jorge Fanck comandou as irmãs Takahashi e Bruna Alexandre na seleção no Mundial - Foto: WTT

Por Luis Miguel Ferreira

04/03/2024 17h14


A equipe feminina do Brasil de tênis de mesa conseguiu um feito inédito. Pela primeira vez na história o país apareceu entre as dez melhores seleções do mundo em ranking divulgado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Após uma boa participação no Mundial, no mês passado, as atletas brasileiras ficaram com a décima colocação.

O Brasil soma 2.836 pontos no ranking de março, com mais de 500 pontos de diferença para a Tailândia, que está em 11º. A boa atuação no Mundial, aliás, disputado em Busan, na Coreia do Sul, rendeu quatro posições ao Brasil. No ranking de fevereiro, a posição era 14º, com 2.256 pontos.

No Mundial, as meninas brasileiras conseguiram chegar às oitavas de final, mas perderam para as donas da casa. A derrota, contudo, não trouxe tristeza, afinal foi a melhor participação do Brasil no torneio. Presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da ITTF, Alaor Azevedo enalteceu o trabalho na ocasião.

"Estou extremamente orgulhoso com a participação do Brasil neste Mundial – no caso do feminino, a melhor da História. Mas não somente a classificação histórica, mas a forma guerreira e corajosa da equipe. Enfrentou de igual para igual a poderosa equipe da Coreia, produziu uma virada fantástica contra Luxemburgo, além de também bater Hungria, uma das potências da Europa", disse o dirigente.

O Brasil disputou o Mundial de Tênis de Mesa com Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Bruna Alexandre. Todas elas, aliás, ganharam posições também no ranking individual. Bruna Takahashi subiu uma posição, do 22º para o 21º lugar, enquanto sua irmã, Giulia, ganhou nove posições, saindo do 86º lugar para 77º. Por fim, Bruna Alexandre, que marcou seu nome como primeira atleta paralímpica a disputar um Mundial, saiu da 227ª posição para o 177º lugar, 50 posições acima.

No masculino, o Brasil também está entre as dez melhores seleções do mundo, mais precisamente na nona colocação. Na atualização de março, os homens perderam uma posição, caindo do oitavo lugar, agora com 2.712 pontos. Carlos Ishida, Guilherme Teodoro e Vitor Ishiy disputaram o Mundial na Coreia do Sul.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações