Notícia

Após grande campanha, Hugo Calderano é superado por número 3 do ranking e fica com o vice-campeonato do WTT Champions Incheon

Na final contra o terceiro do ranking mundial, Liang Jingkun, da China, revés por 4 sets a 1, em um dos torneios mais difíceis do WTT

Hugo enfrentou três adversários do Top 5 na Coreia do Sul - Foto: Wander Roberto/COB

Por Luis Miguel Ferreira

31/03/2024 07h20


O Brasil ficou com o vice-campeonato do WTT Champions Incheon, na Coreia do Sul. Número oito do mundo, Hugo Calderano enfrentou o terceiro do ranking mundial, Liang Jingkun, da China e foi superado na manhã deste domingo (31). Na mesa, com parciais de 6/11, 11/6, 8/11, 7/11 e 5/11, revés do atleta brasileiro por 4 sets a 1, em um duelo que durou 42 minutos na Inspire Arena.

A competição é uma das mais importantes do WTT, reunindo os 30 melhores mesa-tenistas do ranking mundial e dois convidados em cada naipe. Em torneios desta magnitude, o brasileiro jamais foi tão longe, embora tenha conquistado  alguns eventos Contender e Star Contender.

Sua melhor participação em um evento com a presença de todos os principais atletas do ranking ocorreu em 2018, quando ficou em terceiro lugar no Grand Finals. Duas coincidências marcam as campanhas: ele venceu o então número 1 do mundo, o chinês Fan Zhendong; e a competição foi também disputada em Incheon.

Além do troféu de segundo lugar, Hugo Calderano garantiu 700 pontos no ranking mundial e 10 míl dólares de premiação (cerca de R$ 50 mil no câmbio do dia).
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


O JOGO

Assim como toda final, o duelo entre Hugo Calderano e Liang Jingkun começou bastante equilibrado e com os mesa-tenistas se estudando na mesa. Mesmo saindo atrás no primeiro set - 11/6 - e com grande parte da torcida presente na Inspire Arena favorável ao atleta da China, o número oito do mundo logo mostrou poder de reação.

Mantendo a excelente fase  contra mais um atleta do Top 5 do ranking mundial, Calderano precisou ser agressivo e repetir as grandes atuações vistas nas mesas de Incheon durante o WTT Champions para vencer o segundo set e empatar o duelo: 11/6.

Mas o equilibrio no duelo era nítido e o jogo ia sendo decidido nos pequenos detalhes. Assim, o número três do ranking mundial voltou a ficar à frente no placar vencendo o terceiro set, fazendo 2 a 1, com a parcial de 11/8.

Mesmo em vantagem, Liang mostrava sua qualidade e o motivo de estar entre os três melhores atletas do mundo. Forçando jogadas e contando com pequenos erros denfensivos de Hugo, o atleta da China abriu mais um set de vantagem com 11/7.

Precisando da vitória, mas enfrentando um grande adversário, Hugo buscou um último respiro, mas não foi o suficiente. O dia era de Liang Jingkun, que fez 11/5 no quinto set e ficou com o título em Incheon.

Serviço do jogo
Hugo Calderano 1 x 4 Liang Jingkun (China)
WTT Champions Incheon - Final
Data: 31/03/2024 (Domingo)
Local: Inspire Arena - Coreia do Sul
Parciais: 6/11, 11/6, 8/11, 7/11 e 5/11
 
A campanha de Hugo na Coreia do Sul

Calderano mais uma vez mostrou ao mundo o motivo de estar entre os príncipais atletas do mundo. Assim, a campanha do brasileiro na Coreia do Sul contou com vitórias expressivas, enfrentando grandes desafios.

No primeiro compromisso, Hugo enfrentou o japonês Shunsuke Togami, número 25 do ranking, e triunfo por 3 sets a 2, com parciais de 11/7, 14/16, 11/7. 8/11 e 11/3.

Na sequência, nas oitavas de final, a vítima foi o francês Alexis Lebrun, 22º do ranking. A classificação brasileira veio de virada e com parciais de 8/11, 11/6, 11/6 e 11/6: 3 sets a 1. 

O primeiro adversário do Top 5 veio nas quartas de final. Mas Hugo mais uma vez não se intimidou e venceu com propriedade. No duelo contra o francês Felix Lebrun, parciais de 11/9, 11/8 e 11/5 e vaga nas semifinais com 3 sets a 0 contra o número 5 do mundo.

No jogo valendo vaga na final, uma vitória histórica, contra o chinês Fan Zhendong, segundo do ranking mundial. Na mesa, com parciais de 11/6, 11/8, 11/9, 6/11, 8/11 e 11/5, 4 sets a 2 contra um dos melhores atletas da história do tênis de mesa.


 
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações