Notícia

PELOS ESTADOS – Palestras em clínica internacional de Marília emocionam e trazem conhecimento aos alunos

Por CBTM

17/01/2020 18h26


Médicos Ruy Okaji e Ricardo Yanasse falaram aos participantes e contaram experiências sobre o trabalho em equipe e o alto rendimento

 

Marília (SP), 17 de janeiro de 2020.

Com informações da Academia Nelson Machado

A Clínica Internacional Nelson Machado & Abílio Cruz acontece até domingo (19), no Colégio Criativo. Ao todo, serão oito dias de muito conhecimento e espaço inclusive para a emoção. Duas palestras neste período chamaram a atenção: as de Ruy Okaji e Ricardo Yanasse.

No dia 12, o médico Ruy Okaji, superintendente da Unimed-Marília, falou para cerca de 70 pessoas. A palestra, intitulada “Os Piranhas Vermelhas”, relatou a história de um ex-atleta e treinador de basquete de Ourinhos, que foi estudar no Colégio Rio Branco, na capital paulista, e depois foi fazer sua faculdade nos Estados Unidos. Ao voltar a São Paulo, decepcionou-se com a pouca ajuda e foi morar no interior.

Ruy Okaji enfatizou que o esporte não é apenas uma atividade física, mas que também atinge as áreas de recreação, melhora o estado de saúde dos praticantes, melhora a educação e cultura, pode ser destinado a formação de atleta profissional e serve como um meio de transformação sociocultural dos praticantes.

Na área da saúde, ele mostrou que o esporte serve como condicionamento físico, prevenção de doenças e também contribuiu na estética corporal. Falou ainda que o esporte contribui para a saúde mental, promovendo bem-estar e melhorando a autoestima dos praticantes.  

Depois, trouxe uma experiência pessoal, quando participou de uma equipe de basquete no interior, cujos meninos perderam um amistoso na estreia, por 50 a 1. Regras como o respeito aos pais e professores, comprometimento, pontualidade, boas notas escolares, proibição de bebidas alcoólicas, proibição de cigarro, horários rígidos, entre outras, foram estabelecidas. Posteriormente, o time foi campeão estadual escolar.

Ricardo Yanasse, ortopedista da Seleção Brasileira de voleibol, ministrou uma palestra sobre lesões no esporte e no tênis de mesa, destinada a todos os atletas, treinadores e pais presentes. Após mostrar todos os tipos de lesões existentes no esporte e no tênis de mesa, falou sobre a prevenção e explicou para todos os participantes como é feito o trabalho de alto rendimento em Saquarema, no Centro Nacional de Voleibol do Brasil.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa


 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações