Notícia

SÓ DEU BRASIL! Calderano vence Tsuboi na decisão da Copa Pan-Americana e garante o tricampeonato do torneio

Brasileiros repetiram decisão de 2018 e estão classificados para a Copa do Mundo. Calderano mantém pontuação no ranking mundial e Tsuboi sobe

09/02/2020 21h00


Por: Assessoria de Imprensa - CBTM

O Brasil brilhou intensamente na final da Copa Pan-Americana de Tênis de Mesa, na noite deste domingo (09), em Guaynabo, Porto Rico. Hugo Calderano, sétimo melhor jogador do mundo na atualidade, e Gustavo Tsuboi, número 40 do ranking mundial, decidiram o título, repetindo a final de 2018. Calderano levou a melhor: 4 a 1 (11/3, 11/5, 11/13, 11/3 e 11/6). Os dois atletas estão classificados para a Copa do Mundo Masculina, de 16 a 18 de outubro, em Dusseldorf, na Alemanha.

Calderano completou seu 39°jogo sem perder em competições internacionais nas Américas, em partidas da Copa Pan-Americana, Jogos Pan-Americanos, Pré-Olímpico, Aberto do Brasil, Campeonato Pan-Americano e Copa Latina. A última derrota foi em 2016. De 15 competições que participou no continente (incluindo três torneios nos Jogos de Lima), só não ficou com o ouro em duas. Ele manteve os 1.800 pontos conquistados no ranking mundial, enquanto Tsuboi somará 180 pontos a mais (ficará com 1.350, contra 1.170 do ranking atual) na próxima atualização.

Hugo Calderano começou arrasador. Abriu larga vantagem, jogando de forma muito agressiva, e praticamente não deu chances ao colega de Seleção Brasileira. O segundo set teve panorama parecido, com Tsuboi tentando uma tímida reação no final, mas não conseguindo virar.

A terceira parcial tinha desenho parecido, com Calderano abrindo 8 a 3. Mas Tsuboi foi buscar o resultado. Empatou o jogo e viu o companheiro abrir novamente dois pontos de vantagem. Mas não desistiu e finalmente conseguiu a virada, em 13 a 11.

No quarto set, Calderano foi novamente absoluto, com lances plasticamente muito bonitos. Tsuboi precisava buscar o resultado e tentar vencer três sets consecutivos. Chegou a abrir boa vantagem, mas Calderano empatou. Pediu tempo, porém, não conseguiu mais a reação, com o número 7 do mundo garantindo o tricampeonato.

“Foi difícil. Creio que a cada partida da competição consegui evoluir. É normal jogar melhor na final do que na primeira rodada. E nunca é fácil jogar contra um companheiro de equipe, ele conhece meu saque, recepção. Estou muito feliz de conquistar mais um título. É muito bom sentir essa energia na América Latina, já que jogo na Alemanha”, ressaltou o campeão.

“Fico bem satisfeito com o desempenho dos brasileiros. Foi ótimo assistir a uma final brasileira. Parabéns para o Gustavo também. Analisando o desempenho do Hugo, preciso dizer que estou muito feliz em ver ele com essa saúde. Dizer que estou, mais uma vez, impressionado de ver como ele achou o ritmo da competição depois de ter parado um mês! O Hugo tem uma força mental bem especial. Mas posso avaliar também que esse intervalo forçado, por ter se machucado, o ajudou bastante, pois ele evoluiu tecnicamente”, disse Jean-René Mounié, técnico de Calderano e consultor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações