Notícia

Comissão técnica da Seleção avalia impacto do adiamento do Campeonato Mundial de Equipes por conta do surto de coronavírus

Realização do torneio está remarcada para junho, mas situação será monitorada nos próximos meses; calendário de eventos teve outras alterações

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

25/02/2020 14h40


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) recebeu, nesta terça-feira (25), um comunicado da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), adiando a realização do Campeonato Mundial de Equipes, inicialmente marcado para acontecer entre 22 e 29 de março, na cidade de Busan, na Coreia do Sul. No comunicado, assinado pelo presidente da ITTF, Thomas Weikert, a medida foi tomada para preservar a saúde de jogadores, treinadores, oficiais e torcedores, em razão do surto de coronavírus que atinge fortemente alguns países asiáticos e europeus.

A ITTF já havia adiado o sorteio dos grupos do Mundial, que aconteceria no último sábado, também em Busan. A competição foi remarcada, provisoriamente, para o período entre 21 a 28 de junho, mas a situação será monitorada pelos dirigentes nos próximos meses.

“Acho que a decisão foi correta, já que a Coreia do Sul está entre os países com maior número de infectados após a China e o risco é muito grande, principalmente num evento com jogadores de diversos países”, analisou o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, que é médico.

A nova data mexe com o planejamento de jogadores e comissões técnicas para a temporada 2020. Com o novo calendário, o Mundial acontecerá menos de um mês antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, o Aberto da Coreia do Sul, que aconteceria em Busan, entre os dias 16 e 21 de junho, e o Aberto Platinum da Austrália, entre 23 e 28 de junho, serão remarcados, mas ainda sem novas datas propostas.

“A saúde das pessoas é mais importante do que as consequências para o esporte. Espero que as pessoas afetadas pelo vírus consigam se curar, as que estão em quarentena não tenham maiores problemas e a situação se resolva o mais rápido possível. Porém, é difícil saber no que essa medida pode impactar. É muito complicado para nós, neste momento, criarmos uma estratégia clara. Vamos aguardar e avaliar a situação”, diz Jean-René Mounié, consultor técnico da CBTM e treinador de Hugo Calderano, mesa-tenista número 7 do mundo na atualidade.

“Acho que temos que pensar primeiro na nossa saúde. O que vem acontecendo é muito sério. Caso não fosse mudado, refletiria muito se eu iria a esse campeonato. Temos que nos adaptar a esse novo calendário. Se jogamos um Mundial e depois uma Olimpíada, podemos entrar num ritmo bom também”, avalia o técnico da Seleção feminina, Hugo Hoyama.

Os demais Abertos Platinum, por enquanto, seguem mantidos em suas datas originais no calendário. O próximo será o do Catar, em Doha, entre os dias 3 e 8 de março. O Aberto do Japão está marcado para acontecer entre 21 e 26 de abril. O Aberto da China está previsto entre 12 e 17 de maio.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações