Notícia

CLUBES DO BRASIL – Jacareí aposta em trabalho científico fora dos treinos para conseguir conquistas no tênis de mesa

Técnicas de coach, hipnose e trabalho mental são apontados pelo técnico e presidente do clube como um dos diferenciais nas mesas

Atletas de Jacareí exibem medalhas após as conquistas na Copa Brasil de 2019. Foto: Divulgação.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

18/04/2020 16h24


Cada vez existe mais consenso em todo o mundo de que a ciência pode contribuir e muito com o esporte. O tênis de mesa não é diferente. Na terceira reportagem da série Clubes do Brasil, vamos conhecer um pouquinho do Clube de Tênis de Mesa de Jacareí. Uma equipe que aposta muito no trabalho fora das mesas para buscar grandes conquistas.

A influência deste caminho é de Waldemir Júnior. Formado em engenharia elétrica, é o presidente e treinador do clube, mas também atua como coach sistêmico, sendo Practitioner em PNL (programação neolinguística) e também em hipnose (clássica e ericksoniana).

A apresentação institucional destaca que o clube acredita que o trabalho científico muda a mente dos jovens atletas, preparando-os para um mundo melhor e competitivo, com valores agregados para toda a vida, sendo complemento da educação familiar e escolar.

 “Fui buscar mais informações, por considerar que no tênis de mesa a parte mental é mais importante que a parte técnica ou física. Através de reuniões e palestras no âmbito coletivo, essas ferramentas são utilizadas durante todo o processo de treinamento, preparação e competição. Utilizo muito a hipnose verbal e as perguntas poderosas de coach para trabalhar o crescimento e a evolução dos atletas”, explica Júnior.

De fato, a equipe de Jacareí utiliza bem a estrutura fora das mesas e mobiliza apoios importantes para os mesa-tenistas do clube. Os atletas realizam trabalhos físicos em uma academia da cidade, passam por seções de prevenções de lesões e recuperação de fadiga, em clínica fisioterápica, contam com o apoio de outros profissionais liberais locais, como nutricionista e assessoria contábil, e recebem até meias especiais produzidas por um dos parceiros comerciais.

O projeto começou em 1997, mas somente em 2001 foi totalmente regularizado. O objetivo de promover a modalidade em Jacareí, cidade do Vale do Paraíba, distante apenas 82 quilômetros da capital paulista e com pouco mais de 230 mil habitantes, foi atingido com grande êxito. Hoje a equipe é uma das referências da modalidade no estado. Em mais de duas décadas de trabalho, foi hexacampeão brasileiro Sub 21, campeão paulista de equipes em 2019, heptacampeão do Vale do Paraíba, campeão dos Jogos Regionais, dos Jogos Abertos do Interior e tetracampeão dos Jogos Abertos da Juventude de São Paulo.

O clube recebe o apoio da Prefeitura de Jacareí. Com isso, passou a ter quatro polos de iniciação na modalidade, gratuito para crianças de 8 aos 15 anos. E ficam de olho nos que se aventuram até no Parque da Cidade, onde a Prefeitura instalou quatro mesas livres para a população.

Entre os projetos futuros, a construção de um centro de treinamento olímpico e paralímpico de nível internacional e a profissionalização dos atletas de alto rendimento. Waldemir Júnior lembra que é necessário ter infraestrutura com materiais e equipamentos personalizados, além de equipes multidisciplinares com psicólogos, nutricionistas, preparadores físicos e fisioterapeutas. E ressalta a importância do trabalho diferenciado que passou a oferecer com base na ciência da hipnose e técnicas de coach.

“Os resultados são enormes, o que acelera a evolução do atleta. Acredito que a mudança de mindset é essencial para ser um bom mesa-tenista, ou bom profissional, em qualquer área. Por ser um trabalho "invisível", digamos assim, não poder ser notado por todos. Apenas os mais observadores e os pais dos atletas que estão no dia a dia com eles percebem essas mudanças de mentalidade não só nas mesas, mas também em casa ou na escola”, finaliza, com orgulho.




FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações