Notícia

CLUBES DO BRASIL – ADFP e Clube Duque de Caxias mantêm parceria de sucesso no esporte paralímpico do Paraná

Projeto teve atletas presentes nas últimas seis Paralimpíadas e muitos jogadores de alto nível no tênis de mesa brasileiro

Eziquiel Babes é um dos vários craques da ADFP/Clube Duque de Caxias

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

16/05/2020 08h01


O Paraná é uma das potências do tênis de mesa paralímpico nacional. E este bom desempenho deve-se ao trabalho de uma grande parceria em Curitiba. Na nona reportagem da série Clubes do Brasil, vamos falar da ADFP/Duque de Caxias. Uma união que fez com que a modalidade tivesse a oportunidade de manter mais craques jogando em alto nível em Curitiba.

A Associação dos Deficientes Físicos do Paraná é uma organização do Terceiro Setor, fundada em 1979, na capital paranaense. Tem como objetivo primordial ajudar na reabilitação das pessoas. E o esporte entra como ferramenta de qualidade de vida. São cerca de 50 colaboradores e 300 pessoas atendidas.

O tênis de mesa se destacou desde o início. De 1996 em diante, a ADFP teve atletas em todas as edições dos Jogos Paralímpicos. A galeria de craques tem Luiz Algacir, Eziquiel Babes, Welder Knaf, Claudiomiro Segatto, Maria Luiza Passos, entre outros tantos. Poucos clubes no país contam com tantos nomes que disputaram Jogos Parapan-Americanos ou Paralimpíadas.

“É uma instituição totalmente comprometida com as pessoas com deficiência, muitas em situação de vulnerabilidade social”, lembra Benedito de Oliveira, o Bené, treinador que comanda o time de tênis de mesa há 28 anos. Seu assistente, Michel Oliveira, está no projeto há 21 anos.

Mas, por ser uma instituição de reabilitação, sem a estrutura necessária para o alto rendimento, a ADFP precisava ter um local para que seus vários craques pudessem contar com um espaço adequado e várias mesas. Surge então a parceria com o Clube Duque de Caxias, uma instituição que completa 130 anos em dezembro, com a tradição da colônia alemã (se chamava Teuto Brasilianischer Turnverein no início).

O tênis de mesa utiliza um dos dois ginásios disponíveis e aproveita também a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O resultado é visto na maioria das competições regionais e nacionais. Os paranaenses estão sempre no topo ou bem perto dele na contagem geral.

“Com a parceria, pudemos colocar nossas equipes completas nas competições nacionais. O apoio do CBC aconteceu em boa hora. Muitas vezes, os atletas tinham que correr atrás de recursos”, lembra Bené, ressaltando o apoio também da Prefeitura de Curitiba em alguns projetos.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações