Notícia

CLUBES DO BRASIL – A caminhada da Associação Nikkey São José dos Campos, das rifas e festivais de comida ao alto rendimento

Projeto do tênis de mesa na Região do Vale do Paraíba começou com esforço coletivo das pessoas do clube e hoje colhe muitos frutos

Espaço da Associação Nikkey São José dos Campos. Foto: Divulgação.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

19/06/2020 09h12


Na 18ª reportagem da série Clubes do Brasil, vamos retratar a história da Associação Nikkey São José dos Campos. Um clube que começou sua trajetória no tênis de mesa com um esforço coletivo de todos os integrantes e hoje já se posiciona com destaque nas competições nacionais.

O tênis de mesa não nasceu junto com o clube. Há cerca de 20 anos, os dirigentes da Associação se mobilizaram para implantar a modalidade, e a solução foi a mais criativa de todas: fizeram rifas, yake bingo e festivais de comida japonesa. Deu muito certo. Com o dinheiro arrecadado, compraram todo o material e criaram um CT de tênis de mesa.

A equipe começou na Liga Valeparaibana. Em seguida, entrou na Federação Paulista. O passo seguinte, foi a participação em competições nacionais. Há 15 anos, a Associação Nikkey marca presença regularmente nos torneios.

Com a ajuda do Fundo de Apoio ao Atleta Não Profissional (Fadenp), que bancava o salário do técnico, inscrições, alimentação e viagens, Guilherme Spinelli, responsável pelo projeto desde então, passou a agregar atletas que não possuíam condições de pagar mensalidades.

“Há vários anos brigamos entre os três melhores clube da Liga Vale, e no ano de 2015 fomos os melhores do Vale do Paraíba. Em diversas temporadas temos atletas de várias categorias que se destacam entre os melhores do Vale. E continuamos nos estruturando para um maior nível”, explica Spinelli, um dos atletas mais destacados do clube nesta trajetória, ao lado de Helder Faria Jr., João Pedro Sala e Heitor Ferri.

Mas não foi fácil. Muitos dos apoiadores do início da trajetória deixaram o país e retornaram para o Japão. O clube foi morrendo aos poucos, o material se deteriorando e os atletas sumindo. Chegaram a ser apenas dez praticando tênis de mesa. “Tivemos que ir para a rua arrumar patrocínio para o clube”, lembra Spinelli

A ideia atual da Associação Nikkei é oferecer a prática diária do tênis de mesa, para que seja um espaço para a atividade física e benefícios da saúde. Além da equipe de alto rendimento, o clube, revigorado, já conta com uma escolinha, e são mais de 60 atletas frequentando o local.

O passo seguinte é o de crescimento. Afinal, a época das rifas, dos alegres bingos e das comidas japonesas ficou no passado, como doce lembrança. “Estamos projetando uma parceria com a Prefeitura, para que o tênis de mesa possa se tornar referência na cidade e também conciliar estudos e esporte para que os atletas possam ser mantidos por mais tempo na modalidade”, finaliza Spinelli.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações