Notas Oficiais

(27-07-2020) 047-2020

Dispõe sobre o Calendário de Competições do Tênis de Mesa em 2020

27/07/2020 10h00


O Comitê Executivo, no uso de suas atribuições estatutárias, informa sobre a suspensão do calendário nacional de competições oficiais do tênis de mesa até o dia 30-set-2020. Neste mesmo ato, fica suspenso o ranking nacional do ano de 2020, uma vez que há ou houve incompatibilidade temporal na realização de diferentes competições em cada um dos Estados com Federação Estadual filiada, decorrente das diferentes fases da pandemia. Entende-se, assim, que para haver equilíbrio hegemônico no país, os Estados devem ter iguais condições de competição para que o Ranking Nacional represente efetivamente, e com justiça, a escala dos melhores atletas que atuam no Brasil.

Por sua vez, a CBTM mantém os estudos e análises para a proposição de um calendário nacional no ano de 2020, caso o controle da pandemia se mostre efetivo nos próximos meses. Até a primeira semana de agosto, será proposto um formato de competição especial para ser executado de forma voluntária pelas Federações Estaduais nos meses de outubro, novembro e dezembro, que compreenda uma visão nacional.

Além disso, a CBTM, a partir deste ato, informa que envidará seus maiores esforços para a adequação e o foco na realização e entrega do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, com data mantida, por ora, para o período de 08 a 13 de dezembro do corrente na cidade de São Paulo/SP, desde que haja autorização das autoridades de saúde e a situação da pandemia esteja controlada.

A decisão sobre a manutenção dos calendários estaduais e regionais é de atribuição exclusiva das Federações Estaduais e/ou Ligas Regionais. Recomenda-se observação sobre a segurança sanitária em seus respectivos estados. Para tanto, sugere-se a manutenção de diálogo formal com as autoridades de saúde locais para verificar a viabilidade de execução de suas competições, além de observar o protocolo de retorno de eventos, conforme Nota Oficial 044/2020.

Quanto à TRA, informamos que está sob análise um formato de compensação para a renovação em 2021, de modo a minimizar os efeitos da pandemia em prol dos filiados.

Por fim, cabe ressaltar que a definição e a validade dos resultados de 2020 para fins de cômputo para o Programa Bolsa Atleta dependem de decisão do Ministério da Cidadania, Governo Federal. A CBTM tem mantido contato constante com este organismo público visando melhores soluções em prol dos atletas beneficiários.

Este dispositivo passa a vigorar na data de sua publicação.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações