Notícia

Conselho de Administração da CBTM decide considerar resultados de competições realizadas em 2020 para o ranking nacional em 2021

CBTM contabilizará as pontuações de competições realizadas antes da pandemia para o Ranking 2021, incluindo, também, eventuais competições estaduais ou regionais que ocorrerem no 2º semestre de 2020

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

04/08/2020 11h31


O Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) realizou, no final da última semana, reunião para avaliar os impactos da pandemia no tênis de mesa brasileiro. O encontro virtual serviu para rever a posição de suspensão do ranking nacional 2020 e das competições nacionais do calendário até o final de setembro, em razão da pandemia de Covid-19. A proposta da área técnica da CBTM prevaleceu entre os participantes, no sentido de considerar os resultados de 2020 para a composição do ranking em 2021, sem prejuízo para aqueles que conquistaram resultados antes da pandemia ou mesmo aqueles que não tiveram a oportunidade de competir no ano.

De acordo com a alternativa aprovada por unanimidade, os resultados obtidos pelos atletas nos primeiros torneios do ano serão validados para um ranking bianual, que será concluído apenas em dezembro de 2021. Foram realizados apenas cinco dos mais de 120 torneios previstos para 2020 até o momento, inviabilizando o fechamento de um ranking neste ano, por conta da impossibilidade de equilíbrio hegemônico no país, com estados vivendo diferentes níveis de restrição para a realização de torneios em muitas regiões. Assim, os atletas não teriam condições de igualdade na disputa.

Porém, houve o entendimento de que os participantes destes poucos torneios seriam prejudicados se os resultados fossem simplesmente anulados. Decidiu-se, ainda, considerar resultados futuros de 2020 de competições estaduais ou das Ligas Regionais para este ranking bianual, mantendo-se a posição de suspensão das competições nacionais até o final de setembro de 2020.

O encontro teve a participação do presidente da CBTM, Alaor Azevedo; da presidente da Comissão de Atletas, Lígia Silva; do vice-presidente da CBTM, Vilmar Schindler; do secretário geral da entidade, Pablo Ribeiro; do representante da Região Centro, Sandro Abrão; do representante da Região Sul, Edson Marroque; do representante da Região Leste, Renato Belisário; do presidente da Comissão de Técnicos, Raphael Moreira; do Presidente da Comissão de Árbitros, Mário Paz Barros; além da presença de Alexandre da Silva e Alexandre Ank, membros da Comissão de Atletas; e, Geraldo Campestrini (diretor da CBTM), Edimilson Pinheiro (gerente técnico), Edir Oliveira (líder de eventos da CBTM) e André Silva (coordenador do banco de dados da CBTM).

O presidente Alaor Azevedo destacou o amadurecimento em termos de governança da entidade: "Parabenizo a participação democrática de todos, com participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da nossa comunidade. Representantes de atletas, árbitros, treinadores e dirigentes, em um debate maduro que fortalece muito a nossa modalidade.

Decisões ratificadas

Estão cancelados todos os eventos TMB Challenge e TMB Challenge Plus, além de uma etapa do TMB Platinum – Copa Brasil, previstos para acontecerem até o final de setembro. O foco passa a ser a realização do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, em dezembro, com adequações necessárias, inclusive na dimensão e extensão do torneio, e respeitando todos os protocolos de segurança.

A definição e a validade dos resultados para o benefício do Programa Bolsa Atleta, futuramente, dependem de decisão do Ministério da Cidadania. A entidade tem mantido contato com o Governo Federal para buscar a melhor solução possível em prol dos atletas. Da mesma forma, a entidade estuda formas de compensação nas próximas temporadas para os atletas que pagaram taxas no início de 2020, de forma que ninguém seja prejudicado.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres –
nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações