Notícia

Professor Sérgio Tosi Rodrigues é o convidado da terceira edição do Ciência TMB

Programa vai abordar a informação visual e o controle de movimento no tênis de mesa, no próximo sábado, no canal da CBTM, no YouTube

Raphael Moreira (esq.) recebe Sérgio Tosi Rodrigues (dir.) no Ciência TMB.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

27/08/2020 16h17


No próximo sábado (29), o Ciência TMB vai se aprofundar em mais um tema envolvendo estudos no tênis de mesa. O convidado do terceiro programa da temporada é Sérgio Tosi Rodrigues, professor da Unesp, com o tema "Informação visual e controle de movimento no tênis de mesa". O conteúdo estará disponível no canal da entidade no YouTube (https://www.youtube.com/user/TMdoBrasil), a partir de 17h (de Brasília). A iniciativa é da própria CBTM, através da Universidade do Tênis de Mesa.

Sergio Tosi Rodrigues é mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), PHD em Psicologia, na área de Percepção e Cognição, pela Universidade de Calgary, Canadá (2000) e livre docente em Aprendizagem Motora pela Universidade Estadual Paulista (2015), entre outras especializações. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: controle visual de ações, percepção visual, aprendizagem motora, movimento dos olhos, controle postural, biomecânica, informação de tempo para contato, e condução simulada de veículos.

O Ciência TMB é um programa voltado para os profissionais do tênis de mesa brasileiro e busca difundir conteúdo específico para toda a comunidade. Técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, encontram espaço para disseminarem temas relevantes da modalidade.

O primeiro programa teve a presença da professora Taisa Belli. Ela é líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (Griper) na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (SP) e líder da Universidade do Tênis de Mesa, na CBTM. Ela apresentou o tema “Treinadores e Treinadoras de Tênis de Mesa". Na segunda edição, Daniel Peterossi, mestre em Ciência do Esporte, falou sobre um estudo que identificou que os atletas que são privados da audição não conseguem reconhecer ou perdem a dimensão dos efeitos praticados com as bolinhas.

O conteúdo do Ciência TMB é elaborado e apresentado por Raphael Moreira, um dos técnicos das Seleção Brasileira paralímpica, com coordenação de André Soares e direção de João Gabriel Leite.

Outras atrações

Na faixa do sábado, às 17h, a CBTM também promove outros conteúdos no seu canal do YouTube. No dia 25 de julho, estreou Diálogos TMB, um programa sobre temas de impacto social no esporte, que em sua primeira edição abordou o tema preconceito social e racial no tênis de mesa e depois falou sobre as mulheres no tênis de mesa.  

No último dia 8, o Vozes TMB, outro programa falando sobre temas de impacto social, falou, em sua primeira edição, sobre o tema iniciado no Diálogos TMB, em formato de painel, e ampliando a discussão com pessoas de outros esportes e de setores da sociedade, que acrescentam sobre o assunto. O próximo programa está marcado para o dia 5 de setembro.

Alguns conteúdos já foram produzidos pelo canal da CBTM, como o Ping-Pong, com alguns dos principais jogadores e técnicos da modalidade, e a Resenha TMB, que durante 11 semanas recebeu os principais nomes do tênis de mesa brasileiro em histórias muito divertidas.
Abaixo, o link para assistir ao programa deste sábado:



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres –
nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações