Notícia

Meninas do Brasil retomam o ritmo de treinamentos intensos com total atenção dos portugueses

Na Resenha TMB Especial, atletas destacam o carinho recebido em Portugal, contam histórias curiosas e ressaltam a tranquilidade de estarem classificadas para Tóquio

Meninas em Vila Nova de Gaia: tranquilidade para retomar o ritmo intenso. Foto: Daniel Varsano/COB.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

10/09/2020 11h19


A Seleção Brasileira feminina de tênis de mesa vai completar três semanas de treinos em Vila Nova de Gaia, em Portugal. Integrantes da Missão Europa, realizada em conjunto entre a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as atletas Bruna Takahashi, Carol Kumahara, Jéssica Yamada, Giulia Takahashi e Laura Watanabe, além dos técnicos Hugo Hoyama e Hideo Yamamoto, já conseguem ver os efeitos dos treinamentos mais fortes. Na noite desta quarta-feira (9), todos participaram da Resenha TMB Especial, no canal da CBTM no YouTube, e contaram um pouco desta rotina.

A tranquilidade da classificação garantida para os Jogos Olímpicos de Tóquio ajuda neste momento, segundo Carol Kumahara. As meninas venceram o Pré-Olímpico Latino em 2019 e já carimbaram o passaporte da equipe.

“Uma coisa que tranquiliza demais é sabermos que já nos classificamos para os Jogos Olímpicos. Pesa muito menos. Não estamos dependendo tanto de ranking ou Pré-Olímpico. Se tivéssemos que jogar, ia bater um desespero grande. Perdi muito ritmo e muita massa muscular no período em que fiquei parada. A ansiedade foi até uma coisa boa, que até nos deu mais energia para treinar. Na primeira semana foi cansativo, mas porque rendeu bem. É um privilégio muito grande estar aqui e ter um treinamento neste nível”, diz Carol.

“Para mim, está sendo muito bom. No Brasil, as coisas não estão muito fáceis. Os parceiros de treinos aqui são muito bons”, diz Jessica Yamada, acompanhada pelas demais meninas. “Para mim está puxado, mas estava esperando por este momento”, ressalta Giulia Takahashi. “Quando eu estava em casa, fiz algum trabalho físico e treinamentos. No início dos treinos aqui, tive algumas dores musculares, mas é normal. Quero evoluir muito daqui pra frente”, avisa Laura Watanabe.

O carinho e a atenção dos portugueses vêm sendo fundamental para as meninas. “Eles estão bem acostumados a receber todos. Nos dão todas as explicações, são muito receptivos, ajustam o café da manhã, nos ajudam nas orientações para lavar as roupas. Cheguei no ano passado, nunca tinha jogado Liga. No início, fiquei muito nervosa, mas eles foram super compreensivos, sempre muito legais”, lembra Bruna Takahashi, que atua no Sporting desde 2019.

A convivência com os portugueses também gerou situações engraçadas. “Tenho tremenda dificuldade para entender o português daqui. No quarto da Giulia e da Laura tinham algumas formigas. Eles me perguntaram se tinham formigas no meu quarto, mas falaram enrolado e respondi: “Sim, tenho família, dois filhos”. Mas está sendo muito legal. A evolução que tiveram neste período vai significar um ritmo muito forte no retorno. Estamos aproveitando esse tempo para fazer todos os ajustes técnicos e alcançar a melhor performance possível”, destaca Hideo Yamamoto, técnico que acompanha Giulia e Laura, do Programa de Desenvolvimento de Talentos da CBTM e do COB.

“Foi muito importante vir para cá. Algumas estavam treinando em casa, mas faltava esse ambiente na mesa. Os responsáveis aqui atendem a todas as nossas necessidades. Todas vão aproveitar ao máximo”, explica Hugo Hoyama, treinador da Seleção adulta.

Confira a Resenha TMB Especial:

 

Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.

Durante 11 semanas, a Resenha TMB ocupou a grade do canal, com a maioria dos grandes craques da modalidade contando diversas histórias. O Ping-Pong com os Ídolos é outro conteúdo que segue a mesma linha, de contato com os atletas. Já na linha de temas de impacto social, o Diálogos TMB e o Vozes TMB recebem sempre pessoas ligadas aos temas do mês, de duas em duas semanas, na faixa dos sábados, às 17h.

Na área de conhecimento, o Ciência TMB é o programa que intercala com os conteúdos de impacto social, aos sábados, também de duas em duas semanas, e debate temas bem específicos, com estudos importantes sobre o tênis de mesa. O Dicionário do Tênis de Mesa é mais voltado a quem tem curiosidade pelo esporte e precisa conhecer o básico.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações