Notícia

A importância da Nutrição para o desempenho no tênis de mesa é o tema de sábado do Ciência TMB

Professor Marcus Nascimento fala sobre as características metabólicas, fisiológicas e de estrutura temporal da modalidade no programa

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

13/11/2020 17h22


Um aspecto fundamental para qualquer atleta de alto rendimento será abordado neste sábado (14), no Ciência TMB: a importância da Nutrição para o desempenho no tênis de mesa. O convidado será o professor Marcus Nascimento. O programa estará disponível no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/user/TMdoBrasil), a partir de 17h (de Brasília).

No programa, Marcus Nascimento, fez uma apresentação em que fala sobre as características metabólicas, fisiológicas e de estrutura temporal da modalidade. Entender estas características é fundamental para entender as estratégias nutricionais que são necessárias para os atletas do tênis de mesa.

O fato de o tênis de mesa poder ser praticado não apenas com o objetivo competitivo, mas com fins de saúde também foi destacado pelo professor. Quando este é o objetivo, a Nutrição também é importante aliada para atingir as metas estipuladas, como o emagrecimento e o ganho de massa magra (muscular).

Por fim, Nascimento destacou as considerações e estratégias nutricionais para o pré, pós e durante um treino de Tênis de Mesa, assim como o que fazer antes e durante as competições. Foi destacado também que atletas com estilos de jogo diferentes (ofensivos, all-rounds e defensivos) têm necessidades energéticas, e, portanto, nutricionais diferentes, o que deve ser observado principalmente em atletas do alto rendimento. No final da apresentação, ele ainda destacou as ponderações específicas às pessoas com deficiência e o esporte paralímpico.

O Ciência TMB é um programa voltado para os profissionais do tênis de mesa brasileiro e busca difundir conteúdo específico para toda a comunidade. Técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, entre outros, encontram espaço para disseminarem temas relevantes da modalidade.

O conteúdo é elaborado e apresentado por Raphael Moreira, um dos técnicos das Seleção Brasileira paralímpica, com coordenação de André Soares e direção de João Gabriel Leite.

Abaixo, o link para acompanhar o Ciência TMB:


Conteúdo exclusivo

Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações