Notícia

Gustavo Tsuboi vence chinês e conquista vaga na segunda fase do WTT de Macau

No grupo dos cabeças de chave, onde se definem as prioridades para as quartas de finais, Hugo Calderano cai para o número 2 do mundo, em confronto relâmpago

Gustavo Tsuboi vibra em Macau, na vitória sobre o chinês Zihao. Foto: ITTF.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

25/11/2020 09h43


O brasileiro Gustavo Tsuboi está classificado para a segunda fase do WTT de Macau, última competição internacional da temporada 2020. Na madrugada desta quarta-feira (25), ele venceu o chinês Zhao Zihao, número 23 do ranking mundial, por 3 a 1 (4/11, 11/6, 11/8 e 11/8). Na próxima fase, o brasileiro encara o sueco Mattias Falck, nono do mundo, na noite desta quarta-feira, por volta de 23h40 (horário de Brasília). Já no grupo dos cabeças de chave, Hugo Calderano foi batido pelo chinês Xu Xin, e decide o terceiro lugar contra outro chinês, Lin Gaoyuan, às 7h30 de quinta-feira, em confronto que define as prioridades de escolha de adversários nas quartas de finais.  

A partida de Tsuboi começou equilibrada, mas logo Zihao conseguiu emplacar uma série de sete pontos consecutivos quando a partida estava empatada em quatro, vencendo a primeira parcial. O jogo do brasileiro começou a encaixar mesmo no segundo set, quando ele foi absoluto na mesa, sem dar chances ao chinês.

“No começo eu estava um pouco nervoso. Sempre o primeiro jogo é um pouco difícil. Ainda mais com tantas mudanças, cor da mesa, a arena de jogo, o jeito de pegar a toalha, as bolas. Perdi bem fácil o primeiro set, ele impôs seu jogo e não consegui fazer quase nada. Foi bom depois, que eu consegui achar meu jogo. Consegui variar bastante, saque, recepção. E as coisas foram fluindo melhor, meu espírito de luta foi crescendo”, analisou Tsuboi, atual 44° do mundo.

De fato, o brasileiro passou a dominar a partida. Zihao deu trabalho, mas Tsuboi estava sempre no controle do placar no terceiro set, vencendo mais uma. No quarto set, Tsuboi chegou a abrir 5 a 0, Zihao encostou no final, mas o brasileiro teve tranquilidade para fechar o confronto e garantir a vaga.

“Estou muito feliz de ter ganho. Aqui estão os melhores, é um torneio muito forte. Ganhar de um atleta da seleção da China é algo muito bom para mim e para o tênis de mesa brasileiro. Mostramos que estamos no cenário e dá para competir com eles”, comemorou.

Cabeças de chave

No grupo dos cabeças de chave, Hugo Calderano foi derrotado pelo chinês Xu Xin, número 2 do mundo, de virada, por 3 a 2 (5/4, 5/3, 1/5, 2/5 e 3/5). Vale lembrar que todos deste grupo já estão classificados para as quartas de final e só definem quem terá a prioridade de escolha do adversário, em mais uma modificação implantada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) neste torneio.

Por sinal, a ITTF mudou novamente a regra de disputa na véspera do início da competição, implantando os sets com apenas cinco pontos. Com isso, os confrontos ficaram muito mais curtos do que o normal, o que beneficiou Calderano no início. Agressivo, fez Xu Xin sair da zona de conforto e fechou os dois primeiros sets.

O chinês passou a errar menos, ampliar as trocas de bolas e, com isso, virou o jogo a partir do terceiro set. Manteve esse ritmo até o final, fechando a partida em 3 a 2.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações