Notícia

Jennyfer Parinos participa de ensaio que marca o Manifesto Paralímpico "Nossa deficiência não nos define"

Declaração pública vem acompanhada de sessão de fotos em que medalhistas paralímpicos têm valorizado o corpo com algum tipo de deficiência

Mesa-tenista Jennyfer Parinos em ensaio fotográfico para o CPB. Foto: Alê Cabral/CPB.

Por Assessoria de Imprensa – CBTM, com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB

03/12/2020 17h16


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lança, nesta quinta-feira (3), o "Manifesto Paralímpico" para celebrar a data em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O ato tem como objetivo sensibilizar e fomentar uma reflexão a respeito dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no dia a dia, e como transformar a infraestrutura e os serviços em ambientes sustentáveis, seguros e acessíveis.

Com a mensagem central "Nossa deficiência não nos define", o manifesto reúne um texto oficial, um vídeo com atletas paralímpicos (no final desta reportagem), que será exibido nas redes sociais do CPB, além de um ensaio fotográfico do qual valoriza-se os corpos dos atletas com deficiência. A mesa-tenista Jennyfer Parinos é uma das estrelas do ensaio. 

"Acreditamos no poder transformador do esporte e o CPB é um dos principais agentes nesta luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por meio do esporte. O dia 3 de dezembro é de grande significado para nós, porque promove a reflexão e a mobilização para diversas ações referentes aos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo", afirma Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e presidente do CPB.   

A sessão de fotos, já disponível nas redes sociais do CPB, foi produzida pela fotógrafa do Comitê Paralímpico Brasileiro, Alessandra Cabral, e contou também com a participação dos atletas da natação Andrey Garbe, Dayanne da Silva, Gabriel Cristiano, Maiara Barreto, Roberto Alcalde, do atletismo Daniel Mendes, Verônica Hipolito, Washington Assis e Raissa Rocha.   

No Brasil, de acordo com dados do censo do IBGE 2010, existem 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 23% da população.

O decreto via lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano".
Veja o vídeo com os atletas paralímpicos:




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações