Notícia

No duelo de gerações, Richard Pinheiro impede mais um título de Israel Barreto e vence o Absoluto A

Garoto de 18 anos superou amazonense de 43, que passaria a ser o segundo maior campeão masculino da história se vencesse

Richard Pinheiro, de apenas 18 anos, é campeão do Absoluto A masculino. Foto: Daniel Zappe.

Por Nelson Ayres, na Arena Carioca 3, Rio de Janeiro-RJ

13/12/2020 19h03


No duelo de gerações da final do Absoluto A masculino, do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro venceu a juventude. Richard Pinheiro (C.R.Saldanha da Gama/Joola/ADC Estrela/Sta.Cecília-SP), 18 anos, foi o grande campeão, ao bater Israel Barreto (APCEF Manaus-AM), 43 anos, por 3 a 0 (11/9, 11/9 e 12/10), na final da competição.

Mais do que isso, impediu que Israel atingisse uma marca histórica. Com cinco títulos, ele estava a apenas uma conquista de igualar Claudio Kano, o segundo maior vencedor da história. Hugo Hoyama é o maior vencedor de todos os tempos no Absoluto A, com sete títulos.

E Israel dava pinta de que não deixaria a oportunidade escapar. Chegou na decisão atropelando os rivais pelo caminho. Passou da primeira fase sem perder um set sequer e chegou com autoridade ao jogo decisivo. Que não entregou de mão beijada.

O amazonense teve uma atuação notável e dificultou ao máximo a vida do garoto Richard, que buscava a primeira conquista. Mas o atleta santista procurou movimentar o adversário ao máximo, tirando-o da zona de conforto e acabou levando a vantagem na decisão.

Curiosamente, o garoto, da Zona Noroeste de Santos, começou na modalidade pelas mãos de outra amazonense: Lígia Silva, uma das maiores atletas do tênis de mesa brasileiro em todos os tempos, que construiu boa parte da sua carreira na Baixada Santista.

“Eu era um menino bem gordinho, comecei através da professora Lígia. Fui jogando campeonatos e, graças a ela, consegui bolsa no Saldanha”, lembrou o campeão, após a conquista.

Veja o papo com Richard Pinheiro no TMB News:




FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações