Notícia

Feito de Biriba contra chinês no Mundial de Tênis de Mesa completa 60 anos

No Mundial de Pequim, em 12 de abril de 1961, o garoto brasileiro, com apenas 15 anos, batia o campeão mundial Ruo Guotan e assombrava o mundo do esporte

Primeira página do jornal "A Gazeta Esportiva", de 13 de abril de 1961. Foto: Reprodução.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

12/04/2021 13h47


Há exatamente 60 anos, um garoto brasileiro produzia uma das maiores surpresas da história dos Mundiais de Tênis de Mesa. Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, então com 15 anos, enfrentava o chinês Rong Guotan, campeão mundial, na fase de 32 do campeonato daquele ano, disputado em Pequim. E levou a melhor, chamando a atenção do planeta para o talento brasileiro na modalidade.

O chinês não era só o campeão mundial de tênis de mesa. Era o primeiro campeão mundial chinês em todos os esportes. E havia conquistado o torneio de equipes daquele Mundial, um dia antes, sendo o grande nome da equipe chinesa na decisão do título.

Pelo jeito, não conhecia o talento de Biriba. Em 1958, com apenas 13 anos, ele roubou a cena em pleno Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, quando venceu quatro vezes o japonês Toshiaki Tanaka, campeão mundial, e uma vez o também japonês Ichiro Ogimura, vice-campeão na ocasião.

"O ginásio estava lotado e preparado para fazer a festa pelo título de Rong Gouatan. Eu acabei vencendo-o. No entanto, após o jogo, os chineses vieram na minha direção e queriam me abraçar, me tocar, me parabenizar pelo feito", disse Biriba em entrevista ao jornalista Leonardo Cantarelli, autor da biografia "Biriba: contos e causos de uma lenda do esporte brasileiro e do tênis de mesa mundial".

Biriba passou a ser uma celebridade. Em uma época de ouro do esporte brasileiro, ficou famosa a capa da Gazeta Esportiva, onde ele, Pelé e Maria Esther Bueno posaram juntos, mostrando a força dos jovens brasileiros no exterior. A vitória sobre o chinês, em 1961, fez com que o então presidente da República, Jânio Quadros, lhe enviasse um telegrama parabenizando-o pelo feito.

“Hoje em dia, vejo aquele momento de uma forma completamente diferente. Era um menino abusado, que se divertia e era muito competitivo. Não sei se eu teria essa coragem hoje em dia. Não tinha ideia da dimensão daquela vitória. Na saída do ginásio, fui cumprimentado pelo maior campeão de todos os tempos, o húngaro Viktor Barna. Jamais pensei que aquele momento tivesse repercussão até hoje”, diz Biriba, no dia dos 60 anos de seu feito.

O Brasil ficou 32 anos sem ver um brasileiro derrotar um chinês no tênis de mesa depois da vitória de Biriba. Somente em 1993, Hugo Hoyama venceu Sun Jianwei, top 50 do mundo, no Aberto do Japão.

A participação naquele Mundial terminaria na fase seguinte, nas oitavas de final. Até hoje, ainda é a melhor participação de um brasileiro nesta competição. Em 1987, no Mundial de Nova Déli, Claudio Kano igualou o feito, repetido por Hugo Calderano, em 2019, no Mundial de Budapeste.

Atualmente, Biriba tem 75 anos e mora em São Paulo. Recentemente, recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Agradeço a Deus por estar vivo e com saúde. É uma dádiva. Estou muito feliz em ser lembrado”, ressaltou a lenda.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres.

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/@cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações