Notícia

RONDA PELA EUROPA - Com Thiago Monteiro decisivo, Sporting garante lugar na final do Campeonato Português

Decisão do título português começa na quarta; time de Jessica Yamada tenta se manter em primeiro no seu grupo na Espanha, após um empate e uma derrota

Thiago Monteiro é finalista em Portugal. Foto: Divulgação Sporting.

Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/05/2021 17h16


O Sporting, de Thiago Monteiro garantiu, na manhã deste sábado (29), a classificação para a final do Campeonato Português. Decisivo, o brasileiro teve papel importante na semifinal e agora descansa para a decisão do título, que começa na próxima quarta-feira (2). Na Espanha, O Reus Ganxets Miró, time de Jessica Yamada, acumulou um empate e uma derrota no encerramento da fase de grupos da Superdivisão Feminina. Agora, a equipe aguarda o fechamento das partidas da rodada para saber se conseguirá se manter no primeiro lugar do Grupo 2.

O cenário já era positivo para a equipe de Thiago Monteiro antes mesmo da partida desta manhã. No primeiro jogo da semifinal, contra o CD 1º Maio, o Sporting havia vencido fora de casa por 3 a 0. Na partida de hoje, na Arena Multiuso do Alvalade, em Lisboa, bastava uma vitória em casa para garantir os ‘Leões’ na final do Campeonato Português.

Foi isso o que aconteceu. A boa atuação do brasileiro começou no primeiro confronto do dia: em dupla com Bode Abiodun, venceu dois sets apertados e teve maior tranquilidade no terceiro, fechando 3 a 0 (12/10, 12/10 e 11/5) contra Artur Silva e Marco Rodrigues. Monteiro voltou na terceira partida para decidir a classificação - desta vez, para enfrentar sozinho Gonçalo Gomes. Depois de perder o primeiro set, o Guerreiro Cearense impôs seu jogo: 3 a 1, com parciais de 9/11, 11/7, 11/6 e 11/3.

Agora, as atenções se voltam para as partidas da final no sistema ‘melhor de três’. O adversário do Sporting será o GD Toledos, segundo colocado na temporada regular, 15 pontos atrás da equipe de Monteiro. O primeiro jogo acontece na próxima quarta, às 16h no horário de Brasília.

Feliz pela classificação, Monteiro reconheceu o bom momento de sua equipe. “Mais um passo dado. Agora, é concentrar nesse último compromisso da temporada. O desempenho do grupo tem sido bom e agora vamos fazer o possível para terminar bem”, disse.

Histórico de importantes confrontos

O Grupo Desportivo dos Toledos, inclusive, já é um velho conhecido de Thiago Monteiro. Em outubro de 2020, quando o Guerreiro Cearense havia acabado de chegar ao seu clube, Sporting e Toledos decidiram a Supertaça José Manuel Amaro, competição que abre a temporada local e reúne campeão e vice da temporada anterior. Na ocasião, os ‘Leões’ levaram a melhor e ficaram com o título.

Na Taça de Portugal Masculina, em abril deste ano, o desfecho foi diferente. Toledos e Sporting se enfrentaram pela semifinal e os ‘Leões’ foram derrotados por 3 a 2 e eliminados da competição. Na ocasião, a partida decisiva ficou entre Thiago Monteiro e José Ênio Encarnação e o português acabou levando a melhor. 

Equipe de Jéssica tenta manter primeira colocação

Na Espanha, Jessica Yamada esteve em ação por dois dias seguidos com o Reus Ganxets Miró: na sexta-feira (28) e neste sábado, finalizando as partidas da fase de grupos da Superdivisão Feminina.

O primeiro confronto foi contra o Hujase Jaén Paraíso Interior. Com sets acirrados, Jessica foi derrotada em seu primeiro jogo, contra Margarita Fetiukhina, por 3 a 0 (9/11, 5/11 e 11/13). A brasileira voltou na última partida do dia, contra Simona Vintina, para vencer por 3 a 0 (11/5, 11/6 e 11/5) e garantir o empate por 3 a 3 no placar geral.

Na manhã deste sábado, o adversário do Reus Ganxets Miró foi o Tecnigen Linares, mas a equipe de Jéssica não conseguiu uma boa atuação. Primeiro, a brasileira foi derrotada por Olga Vorobeva pelo placar de 3 a 1 (5/11, 4/11, 11/7 e 5/11). Já na última partida do dia, ela voltou para enfrentar Roxana Istrate e fez jogo duro, mas sofreu nova derrota por 3 a 1, com parciais de 11/9, 9/11, 9/11 e 8/11.

Até o momento, a equipe de Jessica ostenta a primeira colocação no Grupo 2. Com o restante das partidas da rodada, porém, isso pode mudar. A vantagem do Miró sobre o segundo colocado, Girbau, é de apenas um ponto.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações