Notícia

Controle de doping foi o tema que conduziu o 10º encontro dos Diamantes do Futuro Olímpicos

Com apresentação de Juliana Soares, que já integrou a ABCD e o CPB, os atletas entenderam seus direitos e deveres para preservar a competitividade no esporte

Por Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBTM

03/06/2021 15h42


O 10º encontro dos Diamantes do Futuro Olímpicos, que aconteceu no último domingo (30), abordou com os atletas um tema crucial para o esporte: o controle de doping. O grupo, reforçado pelos mesa-tenistas Diogo Silva e Rafael Turrini, assistiu à palestra de Juliana Soares, que já integrou a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Conceitos, cuidados, procedimentos e direitos estiveram entre os tópicos apresentados sobre o assunto.

O objetivo da apresentação foi conscientizar os jovens atletas sobre os cuidados que devem ser tomados e o quão prejudicial o doping pode ser durante a carreira no esporte. Segundo o coordenador técnico de Seleções da CBTM, Lincon Yasuda, a “leveza e o domínio” de Juliana ao explorar o tema contribuíram ainda mais para o aprendizado.

Entre os tópicos abordados, estiveram a conceituação sobre o doping e o controle; o doping involuntário; a apresentação dos órgãos de controle internacional (World Anti-doping Agency – WADA) e nacional (Associação Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD); e os procedimentos da coleta de amostra. Ao final, foi realizado um quiz com os atletas, que ajudou a reforçar a compreensão do conteúdo.

Com a ajuda de vídeos do canal do Time Brasil, foi explicada a responsabilidade dos atletas pelo que é ingerido, entre alimentos e medicamentos. Os direitos e deveres durante a abordagem e a coleta, que pode ser durante uma competição ou quando o atleta estiver em casa, também foram apresentados, além da interferência negativa que o doping causa na competitividade esportiva.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações