Notícia

Equipe de Jessica Yamada fica com vice-campeonato na Espanha e brasileira valoriza a segunda final consecutiva na Europa

Para a mesa-tenista, jogos importantes e de alto nível de exigência foram a melhor maneira de se preparar para os Jogos Olímpicos

Jessica Yamada (primeira da esquerda) e a equipe vice-campeã na Espanha. Foto: Divulgação Reus Ganxets Miró.

Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

13/06/2021 14h52


A brasileira Jessica Yamada disputou, na manhã deste domingo (13), a segunda decisão de liga nacional na temporada europeia. Ela ficou com o vice-campeonato da Superdivisão Feminina Espanhola, quando seu time, o Reus Ganxets Miró, foi derrotado pelo Girbau Vic T.T., por 4 a 1, no centro de Atletismo 6° Centenário, em Málaga. Mais do que a medalha de prata, foi uma nova prova para a mesa-tenista que vai disputar os Jogos Olímpicos no mês que vem.

A brasileira chegou na final dos dois campeonatos que disputou, na Suécia e na Espanha, e acumulou jogos importantes, caminhando para as últimas semanas de preparação para Tóquio. Com vitória em uma das partidas da final espanhola, apesar do vice-campeonato, a atleta protagonizou uma grande virada. Segundo ela, essa foi “a melhor maneira de se preparar para os Jogos Olímpicos”.

A disputa dos playoffs da Superdivisão Espanhola começou na última sexta-feira (11). Pelo regulamento da competição, os três primeiros colocados de cada grupo na temporada regular se classificavam. Depois, o terceiro de um grupo enfrentava o segundo do outro. Os vencedores jogam contra os primeiros colocados nas semifinais.

Assim aconteceu com o Reus Ganxets Miró, onde atua a brasileira. A equipe foi a segunda colocada do grupo 2, atrás apenas do Girbau Vic T.T. pelos critérios de desempate, já que ambos terminaram com os mesmos 13 pontos. Por isso, teve o primeiro confronto contra o terceiro colocado do grupo 1: o Covicsa-CTT Santa Eularia.

A partida aconteceu ainda na sexta-feira e a vitória foi convincente, por 4 a 0. Neste dia, Jéssica jogou somente uma partida, mas venceu com propriedade: 3 a 0 sobre Tijana Jokic, com parciais de 12/10, 11/5 e 16/14. Com o resultado, veio a classificação para a semifinal contra o Ucam Cartagena TM, disputada no sábado.

Contra a equipe que havia ficado em primeiro lugar no grupo 1, o confronto foi acirrado. Mas apesar do empate no placar final por 3 a 3, a equipe de Jessica avançou para a final. Das duas partidas disputadas pela brasileira, houve uma vitória e uma derrota. Primeiro, contra Carmen Lozano, Jessica passou sem grandes problemas: 3 a 0 (11/9, 11/5 e 11/6). Mais tarde, quando enfrentou Maria Xiao Yao, perdeu por 3 a 1 (7/11, 11/7, 8/11 e 10/12).

Na decisão deste domingo, Jessica jogou somente uma partida e fez a sua parte com maestria: 3 a 2 contra Gabriela Feher, depois de recuperar uma desvantagem de 9 a 4 no set derradeiro (12/10, 7/11, 11/7, 8/11, 11/9). Mesmo com o esforço e com a bela atuação da brasileira, porém, sua equipe foi derrotada por 4 a 1 e ficou com o vice-campeonato.

“Ganhei um jogo muito bom hoje, pena que perdemos a final. O placar do jogo estava em 2 a 2 e a Gabi ganhava o set por 9 a 4. Venci por 11 a 9”, destacou a brasileira, depois do segundo vice-campeonato na Europa nesta temporada.

No fim de maio, na Suécia, Jessica também havia chegado à final da liga com sua equipe, o Köpings. No total de confrontos das finais suecas, a brasileira acumulou duas vitórias. Para ela, o nível de exigência foi a melhor forma de se preparar para a Olimpíada de Tóquio.

“Fico muito feliz em poder ajudar meus clubes a chegarem às finais! Além de ser a melhor maneira de me preparar para os Jogos Olímpicos. Jogos duros com situações difíceis! Isso me ajuda a me tornar mais forte, estar mais preparada para tomar melhores decisões em momentos importantes”, completou a atleta.

Último compromisso

Jessica Yamada ainda terá mais um compromisso na Espanha. A partir de terça, disputa a Copa Reina, competição de tiro curto, semelhante ao TMB Platinum – Campeonato Brasileiro. Os jogos também acontecem em Málaga.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações